Dois superalimentos que são 'armas' contra a demência e o câncer

Um artigo veiculado no Daily Express destaca a importância significativa da alimentação na redução do risco de desenvolvimento dessas doenças

Uma alimentação saudável, priorizando alguns alimentos, pode ajudar a prevenir doenças | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um artigo veiculado no Daily Express destaca a importância significativa da alimentação na redução do risco de desenvolvimento de demência ou câncer, atribuindo mais benefícios a dois superalimentos em particular: vegetais de folhas verdes escuras, como espinafre e alface, e nozes.

O que dizem os estudos? Conforme explicado pela publicação, uma equipe de nutricionistas da Universidade de Rush, em Chicago, nos Estados Unidos, descobriu que o consumo diário de uma porção de vegetais de folhas verde-escuras demonstrou ser eficaz na redução do declínio cognitivo relacionado à idade em seres humanos. 

No ano anterior, um estudo apoiado pelo World Cancer Research Fund, envolvendo mais de 70 mil pessoas, revelou que uma dose diária desses alimentos poderia contribuir para uma redução de até 7% no risco de câncer de intestino. Do outro lado do globo, na Universidade Edith Cowan, na Austrália, um grupo de cientistas concluiu que uma porção diária de vegetais de folhas verde-escuras ajudou significativamente a diminuir o risco de pressão arterial elevada e de doenças cardiovasculares, com a participação de quase três mil voluntários.

Propriedades das folhas verdes. Esses alimentos são notavelmente ricos em nutrientes considerados essenciais, incluindo vitamina K, luteína e folato. Além disso, contêm flavonoides vegetais, que estão associados a uma melhor função cognitiva. São também uma fonte de nitratos, compostos que, uma vez convertidos em nitritos pelo organismo, relaxam e dilatam os vasos sanguíneos para aumentar o fluxo sanguíneo para o coração, cérebro e músculos.

O que o estudos dizem sobre as nozes?

No que diz respeito às nozes, pesquisadores do Imperial College de Londres e da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia revelaram que o consumo desses frutos secos está associado a uma redução de cerca de 30%, 15% e 22% no risco de doenças cardíacas, câncer e morte prematura, respectivamente. Uma análise de 29 estudos conduzidos em todo o mundo, publicada na revista BMC Medicine, mostrou que o consumo diário de nozes reduz pela metade o risco de morte por doenças respiratórias e em quase 40% por diabetes.

Além disso, o consumo de nozes oferece outros benefícios. Um estudo publicado no British Journal of Cancer, envolvendo 47 mil homens, revelou que aqueles que consumiam um terço de xícara de frutos secos cinco vezes por semana tinham um risco 34% menor de mortalidade por câncer de próstata.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES