Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Candidatura com prazo de validade enfraquece ainda mais o PSDB no Piauí

Lançado em evento com poucos tucanos, nome de João Vicente Claudino é piloto de teste para adesão do Partido ao União Brasil

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois fatos marcaram o anúncio do ex-senador Joao Vicente Claudino e alimentam a desconfiança de líderancas tucanas - contrárias à aventura de uma suposta candidatura própria, sem a estrutura necessária para a disputa - de que a pré-candidatura do empresário tem prazo de validade . Em primeiro lugar, logo após o lançamento, o ex-prefeito Silvio Mendes (União ),  em publicação na rede social, reafirmou sua disposição de concorrer à Prefeitura de Teresina (foto)

 

Uma curiosidade da reunião é que, mesmo sendo organizado pelo Partido, incluiu representantes de outras agremiações, que integram o chamado "núcleo duro" da campanha de Mendes.  Na foto, é possível identificar  o ex-secretário Kléber Montezuma (Progressistas), Marco Antônio Ayres e João Pádua, respectivamente tesoureiro do União Brasil e secretário geral do União Brasil, além de Daniel Pereira (PL).

Para explicar a equação, recorre-se à declaração do vereador Edson Melo, um dos patrocinadores do nome de JVC, que justificar a suspeita. A reunião da Executiva Municipal do PSDB foi organizada por Melo e Paulo Lopes, outro parlamentar tucano. O objetivo foi se contrapor ao anúncio ocorrido na véspera, pelo diretório estadual, de desistência do pré-candidato tucano, Luciano Nunes e de formação de uma aliança com o pré-candidato do PT, Fábio Novo. Resolução Nacional do Partido aponta que, nos casos das cinco maiores cidades de cada estado, cabe ao diretório estadual, a definição sobre candidaturas e alianças para 2024 (foto)

Reação

Mesmo durante o lançamento do pré-candidato do PSDB, Edson Melo, que defendia aliança com o União em torno do pré-candidato Sílvio Mendes, insinuou que o apoio ao ex-prefeito não está descartado e que, até a convenção, a a definição desta terça,20, poderá ser revista. Isso implica dizer que JVC tem prazo de validade até  5 de agosto, última data para a realização das convenções partidárias, que começam doa 20 de julho. 

Na hipótese da pré-candidatura ser levada adiante, a questão da prerrogativa do estadual, controlada pelo grupo que defende aliança com Novo, tornaria a tentativa inócua.

Eleito para o Senado em 2011,  o empresário desistiu de disputar a reeleição. Desde então, ensaiou algumas vezes o seu retorno para a Política, em diferentes partidos. No momento, estrá filiado ao PSDB. O Partido está sem representante na Assembleia Legislativa e também não formou, ainda, sua chapa para disputar a Câmara MUnicipal. A única esperança de candidatura "forte" é do atual vereador Paulo Lopes.

O esfacelamento do PSDB na capital começou com a morte do prefeito Firmino Filho, em 2021 e se agravou no ano seguinte, quando o Partido não conseguiu sequer espaço na chapa da oposição. "O PSDB foi desrespeitado. Nada do que pedimos foi concedido", desabafa o ex-deputado estadual Luciano Nunes, um dos artífices da aliança com o PT. ELe se refere ao acordo em prol da candidatura de Mendes ao Governo do Estado, que acabou derrotada e que foi articulada pelo senador Ciro Nogueira (PP).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES