Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Senador Marcelo Castro faz questão de votar contra à PEC das Drogas

Proposta foi aprovada ontem no Senado, mas o parlamentar estava em tratamento médico

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) protocolou no fim da tarde desta quarta-feira (17), uma declaração de voto contra à PEC (Proposta de Emenda à Constiuição) 45, que torna crime a posse e o porte de drogas em qualquer quantidade. O senador estava de licença para tratamento médico e não compareceu à sessão de ontem, 16 de abril. Com a declaração protocolada, a posição do senador ficará oficialmente registrada no Senado Federal.

A principal crítica do senador, que é médico, é o fato de colocar na mesma situação o traficante e o dependente químico que precisa de política pública de saúde. 

A PEC não diferencia em critérios objetivos usuário de traficante. Outros parlamentares apontaram que será mais fácil prender um pobre e preto do que um rico branco em flagrante com uma quantidade de drogas, isso porque o primeiro a definir isso será o Policial Militar. 

Segundo o relator, o senador Efraim Filho (União-PB), o usuário terá penas alternativas, como, advertências, serviços comunitários e cursos profissionalizantes. O mesmo tratamento previsto na lei de drogas de 2006. A diferença é que agora o usuário terá consequência jurídica pelo uso, ou seja, ficha criminal.

Veja aqui como votaram os outros dois senadores do Piauí. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES