Parnaíba: Justiça dá prazo de 4 meses para Mão Santa acabar com lixão

A magistrada determinou que Parnaíba não mais utilize lixões ou outras formas não autorizadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos para o descarte do lixo.

Avalie a matéria:

A 2ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, atendendo a um pleito do Ministério Público do Piauí, alcançou uma decisão judicial favorável para o encerramento do lixão no município. A sentença foi emitida em 3 de maio pela juíza Anna Salgado.

A magistrada determinou que Parnaíba não mais utilize lixões ou outras formas não autorizadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos para o descarte de resíduos sólidos. O prazo dado ao município para cumprir essa determinação é de quatro meses. 

Leia Mais

PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA

Durante esse período, deve ser providenciada a destinação ambientalmente adequada para os resíduos urbanos e de saúde, podendo ser uma solução individual ou consorciada. Em até três meses, o município precisa elaborar o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) para a região onde o lixão está localizado, submetendo-o à aprovação do órgão ambiental competente. Após a aprovação, tem-se um prazo de 90 dias para iniciar o projeto de recuperação ambiental.

A Prefeitura de Parnaíba, dentro de seis meses, deverá implementar o sistema de coleta seletiva, visando a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento adequado dos resíduos sólidos, além da disposição final ambientalmente correta dos rejeitos.

Área afetada pelo lixão no município de Parnaíba. O Ministério Público do Estado do Piauí pediu que a Prefeitura acabe com o lixão em quatro meses (Foto: Reprodução/MPE)

MUNICÍPIOS MENORES JÁ SE ADEQUARAM 

MInistério Público pede que a Prefeitura de Parnaíba com o lixão, o prazo concedido é de quatro meses (Foto: Reprodução/MPE)A juíza destacou na decisão que municípios como Buriti dos Lopes já encerraram as atividades de seus lixões e estão em processo de destinação correta dos resíduos sólidos, o que indica que não há razão para que Parnaíba, um município maior, não cumpra a Política Nacional de Resíduos Sólidos

O fechamento do lixão é resultado do trabalho do Ministério Público Estadual, através do projeto "Zero Lixões – Por um Piauí mais limpo", em conjunto com o Centro de Apoio de Defesa do Meio Ambiente (Caoma) e a Promotoria de Buriti dos Lopes.

A ação que levou à sentença foi liderada pelo promotor de Justiça Cristiano Peixoto, titular da 2ª Promotoria de Parnaíba.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES