Embarcação encontrada no Pará tinha como destino Ilhas Canárias, diz PF

Foram encontrados 9 corpos na embarcação, mas a PF estima que pelo menos 25 pessoas estavam a bordo.

Embarcação encontrada no Pará tinha como destino Ilhas Canárias | FOTO: Divulgação/PF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O destino da embarcação encontrada no litoral paraense no último sábado (13) era as Ilhas Canárias, na Espanha, segundo as investigações da Polícia Federal. O arquipélago é usado como rota migratória para a entrada no continente europeu. Os indícios apontam que o barco provavelmente saiu da Mauritânia, na África, e acabou pegando uma corrente marítima com destino ao Brasil.

RELEMBRE: Foram encontrados 9 corpos na embarcação, mas a PF estima que pelo menos 25 pessoas estavam a bordo, construído artesanalmente, sem leme, motor ou sistema de direção. Preliminarmente, é apontado que as vítimas eram de migrantes do continente africano, da região da Mauritânia e Mali, ou de outras nacionalidades. Suspeita-se ainda que a embarcação partiu após o dia 17 de janeiro de 2024.

“Ao todo, foram encontrados nove corpos, sendo oito dentro da embarcação e um nono corpo próximo a ela, em circunstâncias que sugeriam fazer parte do mesmo grupo de vítimas”, informou a Polícia Federal.

CONTRABANDO: Ainda não é certo as causas ou motivações dos corpos encontrados, no entanto, há várias linhas de investigação, sendo uma o contrabando. A rota de migração África Ocidental-Atlântico é considerada uma das mais mortais do mundo. Pelo menos 543 migrantes morreram ou desapareceram nessa jornada apenas em 2022, de acordo com a Organização Internacional para Migração (OIM), agência da ONU para as migrações.

“Provavelmente o barco se perdeu ao mar, deve ter pegado uma corrente marítima e chegou ao Brasil. Em 2021, foram localizados sete barcos idênticos com esse. A maioria no Caribe e um deles no Ceará”, disse José Roberto Peres, superintendente da PF no Pará.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES