O Inmet emitiu quatro alertas de chuvas para o estado do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (8). O alerta de "Grande Perigo" é para tempestades nas regiões sudoeste e sudeste do estado, com chuvas concentradas na parte sul durante a madrugada e manhã. Outras áreas do centro gaúcho enfrentam alertas de "Perigo" devido a tempestades e granizo isolado. A situação de alerta segue para a região Nordeste do Brasil, onde o Inmet emitiu um alerta de "Grande Perigo" para acumulados de chuvas em determinadas localidades.
PERIGO POTENCIAL: Na capital Porto Alegre e nas regiões noroeste, nordeste e centro oriental do Rio Grande do Sul, o alerta é de "Perigo Potencial" com chuvas de até 50 mm/dia e ventos intensos de 40-60 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e descargas elétricas. A meteorologista Andrea Ramos explica que o agravamento dos ventos ocorre devido ao deslocamento de uma frente fria que avança pelo estado.
CHEGADA DA FRENTE FRIA: O MetSul também alertou para a chegada de uma frente fria associada a um ciclone extratropical na costa da Argentina, que pode causar mais chuvas intensas no Rio Grande do Sul nos próximos dias. O governador Eduardo Leite (PSDB-RS) informou que o estado deve enfrentar temporais, ventos fortes, enchentes e até uma onda de frio entre sexta-feira e domingo, aumentando o risco para as áreas afetadas.
DEMAIS REGIÕES: O número de mortes devido às chuvas no Rio Grande do Sul já chega a 95, com 131 desaparecidos. A região Sudeste, por sua vez, enfrenta uma onda de calor com alerta de "Grande Perigo" para altas temperaturas no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. O Norte do Brasil também está em alerta de "Perigo" para chuvas intensas no Amazonas, Amapá e Roraima. O Inmet mantém os alertas até quinta-feira.
Para mais informações, acesse meionews.com