Tragédia das enchentes: onde a situação melhora e piora no RS esta semana?

No sul do estado, a enchente continua afetando cidades ao longo da Lagoa dos Patos, com a situação oscilando entre melhoras e pioras dependendo da intensidade e direção do vento.

Avalie a matéria:
Nível do rio Guaíba deve bater mais um recorde. Prefeituras emitem uma série de alertas em vários pontos do Estado do Rio Grande do Sul. | Reprodução/Facebook Governo do RS

Segundo a MetSul Meteorologia, a situação no Rio Grande do Sul se agrava na segunda semana de enchentes, com uma nova onda de chuvas excessivas desde sexta-feira, elevando novamente os níveis dos rios que já haviam recuado. Especificamente nas bacias dos rios Taquari e Caí, as enchentes se intensificam no início desta semana, com expectativa de grandes inundações, embora não atinjam os picos históricos do início do mês. Espera-se uma diminuição nos níveis na segunda metade da semana, porém, uma nova precipitação prevista para quinta e sexta-feira requer vigilância.

ELEVAÇÕES SIGNIFICATIVAS - A bacia do Paranhana também enfrenta uma situação crítica no começo desta semana devido à rápida resposta do rio às chuvas na Serra, com previsão de melhora nos próximos dias. Em contrapartida, o Rio dos Sinos, que recebe águas do Paranhana, verá elevações significativas ao longo da semana, impactando de Campo Bom a Canoas na Grande Porto Alegre.

Leia Mais

Em contrapartida, o Rio dos Sinos, que recebe águas do Paranhana, verá elevações significativas ao longo da semana, impactando de Campo Bom a Canoas na Grande Porto Alegre (Foto: Reprodução/Facebook Governo do RS) VENTOS JOGAM CONTRA O FIM DA TRAGÉDIA - O Rio Jacuí, de resposta mais lenta, enfrenta uma situação complicada devido às chuvas que atingiram toda sua bacia, com acumulados de 100 mm a 200 mm, piorando a situação ao longo da semana. Além disso, ventos do Sul podem intensificar os problemas na região de Eldorado do Sul e partes de Guaíba já na primeira metade da semana.

AGRAVAMENTO EM PORTO ALEGRE - Por sua vez, o Rio Gravataí deverá ter uma elevação gradual durante a semana devido às fortes chuvas no Litoral Norte, especificamente na região de Santo Antônio da Patrulha, direcionando-se para a Grande Porto Alegre. Isso resultará em uma grande enchente no rio.

O Guaíba, que recebe águas de todos esses rios em Porto Alegre, enfrentará um agravamento da situação com a chegada de uma segunda onda de cheias. O vento Sul, previsto para soprar segunda, terça e novamente sexta-feira, pode piorar a situação ao represar águas no Norte da Lagoa dos Patos e elevar o nível do Guaíba.

Porto Alegre também deve ter a situação agravada com as chuvas durante a semana. O Estado do Rio Grande do Sul segue numa situação calamitosa (Foto: Facebook/Governo do Rio Grande do Sul)LAGOA DOS PATOS - No sul do estado, a enchente continua afetando cidades ao longo da Lagoa dos Patos, com a situação oscilando entre melhoras e pioras dependendo da intensidade e direção do vento. As cidades de Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e São Lourenço do Sul enfrentam previsões de longas durações de enchente, exacerbadas pelo grande volume de água ainda descendo para o Guaíba.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES