MDR reconhece situação de emergência por alagamentos em municípios do Piauí

Com a cheia do Rio Marataoan, mais de 1.000 pessoas foram afetadas, tanto na zona urbana como na zona rural

MDR reconhece situação de emergência por alagamentos em municípios do Piauí | Imagem: Reprodução/Portal Longah e GAV/Defesa Civil de Barras
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu situação de emergência por alagamentos nas cidades de Barras e Itainópolis, nas regiões norte e sul do Piauí respectivamente. A portaria foi publicada na última sexta-feira (3).

Com a cheia do Rio Marataoan, mais de 1.000 pessoas foram afetadas, tanto na zona urbana como na zona rural. Atualmente, o nível do rio já diminuiu e as pessoas que tiveram que deixar suas residências, já retornaram para seus lares.

OUTRAS CIDADES TIVERAM RECONHECIMENTO: No total, dez cidades afetadas por chuvas intensas obtiveram o reconhecimento federal. Além das duas cidades no Piauí, os municípios de Capitólio, Jaguaraçu e Santo Antônio do Itambé, em Minas Gerais, foram contemplados; assim como Petrolina e São Benedito do Sul, em Pernambuco, e Canelinha e Paulo Lopes, em Santa Catarina. Jeremoabo, na Bahia; Bacabal, no Maranhão, e Monte Alegre, no Pará, também foram reconhecidos.

Com registros de alagamentos, Jenipapo dos Vieiras e Palmeirândia, no Maranhão também entraram na lista. Já a cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, teve a situação de emergência reconhecida devido às ocorrências de vendaval.

ESTIAGEM E SECA: Os outros reconhecimentos foram destinados aos municípios de Major Isidoro, em Alagoas; Macururé e Quijingue, na Bahia; Teixeira, na Paraíba; Equador, no Rio Grande do Norte; e Granito, Limoeiro e Manari, em Pernambuco. As cidades foram afetadas pela estiagem. Já Lagoa D`Anta, no Rio Grande do Norte, foi atingida pela seca.

DENGUE: No Paraná, os municípios de Corbélia, Iracema do Oeste e Santa Helena foram contemplados porque enfrentam um surto de doenças infecciosas virais provocado pelo aumento significativo dos casos de dengue. Por fim, Muaná, no Pará, entrou na lista devido ao transporte aquaviário de produtos perigosos.

COMO SOLICITAR OS RECURSOS: Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio Sistema Integrado de Informações sobre desastres

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES