Diversos eventos do G20 Social ocorrerão em Teresina entre os dias 20 e 24 de maio. Essa será a terceira reunião da Força-Tarefa para construção de Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A realização é do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Governo do Piauí, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República.
PROGRAMAÇÃO
Em 20 de maio, de 8h30 às 10h, haverá reunião aberta ao público da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). O encontro abordará propostas que devem ser levadas ao G20.
Em seguida, entre 10h e 12h, o ministro Wellington Dias e o governador do Piauí, Rafael Fonteles, entre outras autoridades, participam do seminário "Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza”, com apresentação de um estudo inédito do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O evento também é aberto ao público.
À tarde, no âmbito do G20 Social, o titular do MDS participa, junto ao governador do Piauí, da reunião ampliada à sociedade civil “Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil”. A fala do ministro será aberta à imprensa.
Todos os eventos da segunda-feira (20/5) serão realizados na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI). Endereço: Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI). Av. Industrial Gil Martins - Tabuleta. Teresina - PI, 64015-305.
Entre 22 e 24 de maio, a terceira reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza deve juntar mais de 50 delegações internacionais no Centro de Convenção de Teresina para debater os termos da Aliança Global.
No dia 22, após fala de abertura, o ministro Wellington Dias terá encontro com a imprensa para tratar das expectativas do evento. Já no dia 24, ao fim da reunião, o ministro concede novamente coletiva para fazer um balanço. Em seguida, o MDS realizará as visitas de campo realizadas pelas delegações do G20 na capital piauiense.
VOLUNTÁRIOS BILÍNGUES SELECIONADOS
Foram selecionados 30 voluntários bilíngues para auxiliar na comunicação com as delegações e prestar apoio às coordenações. A programação está pré-definida e contará com jantar de boas-vindas, reuniões técnicas e visita de campo. O Piauí contará, ainda, com um estande oficial no evento para divulgação de produtos típicos e atrações turísticas.
OUTRAS CIDADES QUE RECEBERÃO O EVENTO
Além de Teresina, o Brasil vai receber reuniões do G20 em Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Foz de Iguaçu (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA) e São Luís (MA).
CONFIRA A LISTA DE PAÍSES DO G20
Além da União Europeia e da União Africana, integram o G20 os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.