A dois anos e quatro meses da próxima eleição presidencial, uma pesquisa da Genial/Quaest revela que 47% dos entrevistados votariam pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este levantamento é o primeiro realizado pelo instituto sobre o pleito de 2026.
Em seguida, aparecem o ex-presidente Jair Bolsonaro (39%), seguido pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (33%), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (32%), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (28%).
No entanto, Bolsonaro lidera a análise de rejeição. Entre os entrevistados, 54% afirmam que não votariam no ex-presidente, seguido por Haddad (50%), Michelle (50%), Lula (49%), a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (34%), e Tarcísio (30%).
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi apontado como o menos conhecido pelos entrevistados (60%). Na sequência, estão o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (57%); Gleisi (53%); o governador do Paraná, Ratinho Júnior (50%); e Tarcísio (39%).
A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 2.045 pessoas presencialmente, com uma margem de erro estimada de 2,2 pontos percentuais. A coleta de dados ocorreu entre os dias 2 e 6 de maio, com brasileiros com 16 anos ou mais, em todos os Estados.