O Centro de Teresina recebeu, neste sábado (7), uma programação especial que uniu cultura, economia criativa e prévias carnavalescas na Praça Pedro II. O evento contou com a realização da Feira na Praça, apresentação musical e ensaio de escolas de samba.
Excepcionalmente nesta semana, a feira ocorreu no sábado à tarde e manteve o clima característico de ocupação do espaço público com música, gastronomia e artesanato.
A iniciativa integra as atividades de pré-carnaval e busca fortalecer a presença da população no coração da cidade.
Carnaval no Centro de Teresina (Foto: Cássio Sousa/ Meio News)
Cultura, renda e ocupação do espaço público
A programação musical teve apresentação de Rodrigo Sobral e do tradicional “Samba no Coreto”, reunindo público em um ambiente de convivência e celebração. Também participaram do momento os ensaios das escolas de samba Brasa Samba e Caprichosos do Pirajá, antecipando o ritmo do Carnaval.
Carnaval no Centro de Teresina (Foto: Cássio Sousa/ Meio News)
Segundo o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí e deputado estadual Fábio Novo, a retomada da feira contribui para a revitalização do centro e geração de renda.
“A feirinha aqui na Praça Pedro II, casada com cultura, traz as pessoas de volta para o centro da cidade. E vou dar aqui só alguns dados que corroboram o que eu estou dizendo. Temos em média 60 feirantes, que em média estão tirando aqui R$ 1.200,00. E temos 400 cadastrados. Vão estar provados que a volta da feirinha na Praça revitaliza o centro, mas também proporciona renda para as famílias, que é a economia criativa da cultura.”
A proposta do evento é unir feira, música e manifestações carnavalescas, promovendo o encontro da população e reforçando o movimento cultural no Centro de Teresina durante o período de pré-carnaval.