Aconteceu neste domingo (25) mais uma prévia de Carnaval que movimentou o Centro de Teresina com muita festa, cultura e música ao vivo para a população. Por lá, o que não faltou foram momentos de alegria e convivência, com o melhor da regionalidade local.

Ao longo da manhã, o público pôde acompanhar as apresentações musicais de Henry Dantas Elétrico, Banda Magnólia e Banda Superid Elétrico, além do ensaio da Escola de Samba Caprichosos do Pirajá, que tomou conta da praça com muito samba e tradição.

O secretário de Cultura, Rodrigo Amorim, marcou presença no evento e estendeu o convite para que a população participe das próximas prévias carnavalescas na capital, que seguem até fevereiro.

“Esses encontros acontecem todos os domingos até o dia 9 de fevereiro.  Então, venham curtir o nosso Centro e as nossas prévias, fazendo com que as pessoas aproveitem o melhor do Carnaval de Teresina e do nosso estado do Piauí”, afirmou.

MÚSICA, SAMBA E ANIMAÇÃO

Feira na Praça -Foto: Brígida Lira 

O cantor Henry Dantas foi uma das grandes atrações deste domingo, levando a animação característica das festas carnavalescas. Para ele, o evento é uma forma de reunir famílias e valorizar o público piauiense.

“É muito importante porque, querendo ou não, houve uma diminuição em relação a eventos e espaços familiares. Essa é uma iniciativa muito linda, porque, independente de festas e carnavais, a família brasileira quer se reunir, se divertir e brincar. Isso aqui está lindo”, disse.

O evento reforça a ocupação cultural do Centro da capital, valorizando artistas locais, a economia criativa e resgatando a identidade do Carnaval teresinense.

GASTRONOMIA E ARTESANATO LOCAL

Além de toda a musicalidade e do clima agradável, um dos pontos centrais que tornam a Feira na Praça tão original é a exposição de artesanato, que valoriza a identidade do povo nordestino. A iniciativa coloca artesãos locais em evidência e contribui para o aquecimento da economia.

A artesã Eliane Leão trabalha com artesanato há mais de 20 anos. Suas produções são focadas em pinturas abstratas, que utilizam telas e bolsas como suporte, resultado de sua criatividade e talento.

Em entrevista ao MeioNews, ela comentou sobre a experiência de levar suas peças ao evento.

“É um grande empreendimento e também um grande apoio que nós estamos tendo aqui na praça. Uma oportunidade para que o artesão possa mostrar o seu trabalho. Todos os finais de semana estaremos aqui até o Carnaval”, contou.

SAMBA COMO RESISTÊNCIA CULTURAL

Desde a sua estreia, a Feira na Praça tem atraído dezenas de teresinenses de diferentes regiões da capital em busca de novas experiências. O evento vem se consolidando como uma das principais programações culturais da cidade, reunindo ensaios das principais escolas de samba.

O presidente da Escola de Samba Caprichosos do Pirajá, Marcos Paulo, afirmou que a folia também representa resistência e preservação das escolas de samba de Teresina.

“A Caprichosa está aqui na persistência e na resistência. A gente só tem que agradecer à Secretaria de Cultura por estar realizando essas festas maravilhosas na praça e resgatando as escolas de samba do carnaval de rua de Teresina”, disse.

A Feira na Praça oferece artesanato, shows ao vivo, comidas típicas e atrações voltadas para o público infantil. A entrada é gratuita.

CRONOGRAMA

Domingo (25/01):

8h – Abertura da Feira na Praça;

9h – Ensaio da Escola de Samba Caprichosos do Pirajá;

10h – Henry Dantas Elétrico;

13h – Dandinha.

Domingo (08/02):

 9h – Ensaio das escolas de samba Brasa Samba e Caprichosos do Pirajá;

13h – Samba no Coreto Elétrico;

 15h – Abertura da Feira na Praça;

16h – Rapazolla;

18h – O Kannalha.

Segunda-feira (09/02):

16h – Abertura da Feira na Praça;

18h – É o Tchan.