Campanha contra a Dengue |
Foto: reprodução
A Prefeitura de Francinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, devido ao início do período chuvoso, emitiu um alerta de cuidado contra a Dengue e demais doenças virais no município.
O acúmulo de água parada em diversos objetos nos quintais das residências, são foco e favorecem diretamente a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador não somente da Dengue, mas também da Zika e Chikungunya.
A secretaria de saúde orienta cuidados essenciais no dia a dia da população, como manter a caixa d’água fechada, descartar corretamente garrafas e recipientes que possam acumular água parada, realizar o armazenamento de pneus em locais cobertos, além de realizar a limpeza e colocação de areia nos pratinhos de vasos de plantas.
Além disso, a secretaria reforçou também as orientações quanto ao aparecimento de sintomas como: mal-estar, dor nos olhos, dores de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo, dores nas articulações e febre acima de 38,5ºC. Em caso de persistência dos sintomas, é necessário buscar uma unidade de saúde mais próxima do município.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal, em promover ações de combate e prevenção a doenças virais, assegurando qualidade de vida e bem-estar para toda a população de Francinópolis.