Os moradores das comunidades Canto da Várzea e Vale de São Francisco zona rural de Pedro II receberam, nesta semana, palestras e ações de prevenção a endemias. A mobilização faz parte de um trabalho conjunto dos setores de Vigilância em Saúde, Epidemiologia, Sanitária e Ambiental, que integram a Secretaria Municipal de Saúde, e é executada pela Direção de Atenção Básica e Vigilância e Saúde do município.
As ações envolvem vacinação e orientação dos moradores a contribuírem para a manutenção da limpeza pública ao fazer o descarte correto do lixo, prevenção e eliminação de criadouros de mosquitos e impedindo a proliferação de insetos e animais que podem representar riscos aos seres humanos.
O trabalho faz parte de um planejamento preventivo e integrado que visa intensificar as ações de combate a doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue zica, chikungunya e febre amarela.
"Estamos levando um grande aparato de profissionais da Saúde para o interior. É uma ação de grande importância e envolve o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e também o Programa de Saúde na Escola (PSE). Trabalhar esse processo com adultos e crianças é fundamental para a disseminação do conhecimento e mudança cultural acerca da prevenção às doenças que com simples ações podem ser controladas", frisa Karen Gonçalves, diretora de Atenção Básica
TEXTO DE RESPONSABILIDADE DA SECOM


