Valença do Piauí entrega EPIs a catadores da cooperativa de recicláveis |
Divulgação/Ascom
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Valença do Piauí realizou nesta terça-feira (9) a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os membros da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do município. A entrega aconteceu na sede da secretaria e contou com a participação do secretário de meio ambiente Adnan Lima, secretário de obras Antônio Leal e colaboradores das duas secretárias.
O secretário de meio ambiente Adnan Lima falou da importância de colaborar com a cooperativa.
“É uma preocupação que nós temos, a pedido do prefeito Marcelo Costa, que a gente tivesse um cuidado, uma atenção voltada para esses catadores aqui de Valença, que até há tempos atrás não eram vistos pela sociedade. Então nós conseguimos identificar essas famílias hoje são 27 famílias que vivem desses materiais reciclados no qual conseguimos fazer uma cooperativa para que realmente eles tenham voz e vez e através dessa cooperativa nós estamos começando a colher os frutos com a entrega de materiais para eles são equipamentos de proteção individual, bota, a luva, o óculos, o boné árabe, capa de chuva também, já que nós estamos iniciando um período chuvoso.”
Adnan também falou como anda o município no processo de eliminação do lixão municipal.
“A gente já sabe que vai se extinguir, vai deixar de existir a questão do lixão hoje você vai ter que disponibilizar um aterro sanitário ou uma indústria de beneficiamento desse material ou você vai locar esse material seu para um local que tenha no caso, Água Branca, Picos e Francisco Santo também nas proximidades de Picos. Temos conhecimento que Ipiranga está iniciando também um ambiente para receber esse material”.
Finalizando o secretário falou sobre o funcionamento da coleta seletiva em Valença.
“Os maiores produtores de reciclado são os comerciantes, porque eles recebem muita mercadoria e se desfazem desse papelão, desse plástico, desse alumínio e às vezes desse vidro, que são os quatro materiais que a gente está trabalhando na reciclagem, o papelão, o vidro, é o alumínio e o plástico já foi feita uma reunião com o pessoal da CDL, com todos os comerciantes, no qual nós informamos para eles reterem esses materiais armazenados até a quarta-feira, que é o dia que o nosso carro vai estar passando. Então toda quarta-feira, a gente vai estar passando nos comércios A medida que a gente for progredindo, avançando nessa questão, a gente vai começar a passar em todos os bairros, recolhendo esse material de todas as famílias valencianas” disse.