Debate com candidatos à Prefeitura de Campo Maior

Debate com candidatos à Prefeitura de Campo Maior

Assista na íntegra o debate com os candidatos de Campo Maior

Com um debate marcado por muitas propostas e críticas aos candidatos ausentes, Deri Sousa, Fernando Miranda e Wilson Spindola, protagonizaram um confronto de ideias para a cidade de Campo Maior. Para quem não conseguiu acompanhar o embate, assista na íntegra:

Candidatos fazem suas considerações finais

Os candidatos Deri Sousa (PSOL), Fernando Mirando (PSL) e Wilson Spidola (PSDB) fizeram suas considerações finais no encerramento do debate promovido pela Rede Meio Norte. 

Deri Sousa (PSOL): Me dirijo à população que vão em Campo Maior escolher o novo prefeito dia 15; vocês terão oportunidade de fazer história. Derrubar este grupo político que lá disputam o poder pelo poder. No dia 15 de novembro vote 50 para Deri Sousa para mudar Campo Maior.

Candidatos fazem suas considerações finais - Imagem 1

Fernando Miranda (PSL):  Quero me dirigir ao povo de Campo Maior que mude a realidade desse município. Votar em quem atrase a realidade de Campo Maior. O ex-prefeito João Félix estava pegando terrenos públicos e negociando com coisas particulares. Não queremos um prefeito que só empregam parentes. A população de Campo Maior tem que mudar. A mudança está aqui. 

Candidatos fazem suas considerações finais - Imagem 2

Wilson Spindola (PSDB): Gostaria de fazer uma convocação para a população de Campo Maior, você que seu próprio filho que tem um diploma na mão, mas não tem emprego, você que teve que fazer uma rifa, leilão para fazer um tratamento de saúde porque Campo Maior não oferta, os que não vieram não tem nada para oferecer na cidade, estão há muito tempo e nada fazem, não estão pensando em dar oportunidade para você nem para seus filhos. Vamos fazer com que Campo Maior deixe de ser uma cidade de uma família só, vamos servir para todos os campomaiorenses.

Candidatos fazem suas considerações finais - Imagem 3

Jornalista Sávia Barreto pergunta para Fernando Miranda

A jornalista Sávia Barreto direcionou sua pergunta para o candidato Fernando Miranda (PSL) com comentário de Wilson Spindola (PSDB). “A população de Campo Maior costuma reclamar da questão da água, independente do bairro, como resolver o problema disso na cidade?”.

Resposta Fernando Miranda - Nós precisamos trabalhar a utilização de água de superfície, os poços já não tem água suficiente para abastecer uma cidade de 46 mil habitantes, temos várias barragens de Campo Maior , no encontro dos rios existe uma oportunidade para fazermos uma barragem e ali nós teremos uma qualidade melhor da água e o povo de Campo Maior agradece, temos uma demanda, trocamos os canos enferrujados que não eram trocados, precisamos utilizar agua de superfície.

Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

Comentário Wilson Spindola – Há muitos anos os mesmos políticos prometem resolver esse problema, muitas pessoas que moram na periferia não tem condição de água, não adianta a gente criar formulas mágicas, mirabolantes, sendo que podem ser resolvidos. Vamos distribuir cinco mil caixas d’água em Campo Maior para que a população não precise ficar acordada, a água vai chegar independente do horário e ela vai ter água 24 horas.

Réplica Fernando Miranda – Campo Maior é uma cidade que precisa ter um planejamento, nós queremos planejar Campo Maior, queremos que a cidade se desenvolva tanto na zona rural como na zona urbana, que a gente desenvolva o agronegócio, uma segurança que seja eficiente, queremos explorar nosso potencial turístico, infelizmente tanto a administração do ex-prefeito como do atual não tem planejamento nem compromisso com a população.

Jornalista Wellington Alencar faz pergunta para Deri Sousa (PSOL)

Deri Sousa (PSOL) responde pergunta do jornalista Wellington Alencar e Fernando Miranda (PSL) fez comentários. Pergunta do jornalista: “Candidato, em seu plano de governo o senhor fala em fazer parcerias no combate ao tráfico e criminalidade. Como isso funcionaria na prática?”

Deri Sousa (PSOL) responde: “Isso é questão de segurança pública. A questão de segurança não está fácil. Já temos enfrentado vários problemas, com assalto a bancos. O efetivo lá é limitado e realmente teríamos que buscar uma parceria junto com o Governo do Estado para ampliar o policiamento em Campo Maior; criar uma guarda municipal para evitar crimes e vandalismo. Gerar emprego criando concurso público. Lamentamos que ainda não foi criado uma guarda municipal em Campo Maior. 

Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

Fernando Miranda (PSL) comenta: Segurança é um problema sério em Campo Maior. O ex-prefeito é acusado de assassinado. Vamos criar um fundo municipal de segurança pública. Criar parcerias com as polícia. Ter câmeras de videomonitoramento. A cidade precisa trabalhar o fortalecimento da segurança. 

Réplica Deri Sousa (PSOL): A questão da segurança pública é lamentável. No nosso governo, voltado para o povo, vamos dar oportunidades de concursos para evitar combate de diversos crimes e prevenir outros. Defendo a criação da guarda municipal.

Jornalista Larissa Belo faz pergunta para o candidato Wilson Spindola

Nesse terceiro bloco os candidatos presentes no debate responderam perguntas dos jornalistas do Grupo Meio Norte de Comunicação. Através de sorteio, a jornalista Larissa Belo perguntou para o candidato Wilson Spindola, do PSDB, com comentário do candidato Deri Sousa. “O mundo todo está passando por uma crise econômica gerada pela pandemia. Quais são seus projetos se eleito para fortalecer a economia de Campo Maior?

Resposta Wilson Spindola – Nós vamos aquecer a economia de Campo Maior através do empreendedorismo, Campo Maior foi a segunda cidade do Piauí, primeiro foi Oeiras. Vamos estruturar o Parque Estadual Serra de Santo Antônio, lá tem muitas cachoeiras, banhos, mas para isso temos que estruturar a cidade, temos que ter a Central do Guia Turístico, preparar a rede hoteleira da cidade, o crescimento, desenvolvimento de Campo Maior passam pelo setor privado. Vamos criar o banco popular para facilitar o acesso ao crédito das empresas da cidade, acabar com a burocracia que os bancos tradicionais praticam, vamos fortalecer os nossos polos de saúde exatamente por causa da pandemia, está faltando kits para os profissionais, não foi pago o adicional de insalubridade, iremos também valorizar o polo de confecção de campo Maior.

Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

Comentário Deri Sousa – Mais uma vez a gente fala da questão de emprego e renda e sempre batendo na mesma tecla, nossos adversários não fizeram e não vieram para cá porque não tem propostas nem plano de governo para Campo Maior, enquanto não tivermos um gestor forcado em atrair grandes empresas, fazendo com que elas conheçam a cidade, não vamos conseguir gerar emprego e renda.

Réplica Wilson Spindola – Com a crise econômica como estamos vivendo muitas empresas estão retraídas, vamos dar oportunidade para os nosso jovens que são talentosos em Campo Maior, o turismo é uma grande fonte de recursos.

Fernando Miranda pergunta para Deri Sousa sobre geração de emprego

Finalizando o segundo bloco com temas livres, Fernando Miranda (PSL) pergunta para Deri Sousa (PSOL) sobre geração de emprego e  Wilson Spidola (PSDB) teceu comentários.  Pergunta de Fernando Miranda (PSL): “Estamos uma crise sanitária e econômica que gera uma social, o que gera desemprego. O que o senhor fará para gerar empregos?”

Resposta Deri Sousa (PSOL): O corte dos impostos para a população é prioritário no meu governo. A geração de emprego é a prefeitura. Você no meu governo vai pagar uma taxa mínima de 20 reais. As pessoas estão deixando de comer para pagar água. Lamentamos os valores altos para a população, principalmente da periferia. Vamos diminuir a taxa de luz pela metade. Vamos acabar com as multas em Campo Maior e apreensão de motocicletas. Nesse momento o governo só se preocupa em arrecadar, esquece que o pai de família tem que levar o alimento para sua mesa. Como prefeito, não vamos aceitar esse tipo de taxa abusiva. 

Fernando Miranda pergunta para Deri Sousa sobre geração de emprego - Imagem 1

Comentários Wilson Spidola (PSDB): A pandemia criou um problema enorme. Campo Maior foi um município que recebeu muitos recursos. 32 milhões de reais só em 2020 para a  saúde. Para criar empregos para combater  a crise, vamos fortalecer em nosso polo de saúde. Nós temos que criar um centro de convenções em Campo Maior para atrair o turismo. Fazer um mundo moderno para Campo Maior. 

Réplica de Fernando Miranda (PSL): Campo Maior tem muito potencial. A cidade é cortada pela BR-343. Trafegam ali em torno de 20 mil carros. 10% desses carros daria 3 mil automóveis. Nós temos ali na BR muitos suas barraquinhas. Precisamos aproveitar os potenciais da cidade.

Tréplica de Deri Sousa (PSOL): A gente em Campo Maior não vai conseguir gerar emprego se não abrirmos indústrias e empresas para Campo Maior. Se não incentivarmos a isenção fiscal para empresas, vamos continuar nessa situação. Realmente o governo só preocupa em arrecadar, mas essa arrecadação não volta em benefício.

Wilson Spindola pergunta para Fernando Miranda com tema livre

Dando continuidade no segundo bloco, o candidato Wilson Spindola escolheu o candidato Fernando Miranda para responder sua pergunta com tema livre. O comentário ficou por conta do candidato Deri Sousa. “São muitos débitos, muitas contas para pagar, um rombo gigantesco, os dois que não vieram são iguais, não mudam em nada, deixaram um débito com servidores, com Campo Maior Prev, deixaram uma divida milionária com a Eletrobras. Como você vai cuidar da administração pública? O que você vai fazer para que Campo Maior dê um basta nessa péssima forma de cuidar da administração?”.

Resposta Fernando Miranda – Nós temos uma dívida enorme deixada pelos prefeitos João Felix e José de Ribamar, essa dívida demonstra a má estão e os prejuízos que eles estão trazendo para as futuras gerações. Na nossa administração nós iremos fortalecer o controle nos gastos públicos, se gasta muito com contratações. O orçamento de Campo Maior é em torno de 140 milhões, mais de 80 milhões é pagamento de pessoal, cargos comissionados, centenas de secretárias e a população padecendo, sem saneamento, sem concurso público. Eu quero pedir a população de Campo Maior, está aqui três nomes, escolha um desses para administrar a cidade.

Comentário Deri Sousa – Todo esse rombo em relação as contas públicas de Campo Maior acontecem justamente porque a ideia deles é sustentar grupos políticos. Eu quero ser prefeito da cidade para cuidar de gente, com dignidade, com respeito, os prefeitos tem um débito imenso com grupos de vereadores, secretários, parentes, amigos. Durante 20 anos vem acontecendo isso na cidade, vamos governar para quem mais precisa. 

Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

Réplica Wilson Spindola – O nosso primeiro ato na prefeitura é fazer uma auditoria, eles querem continuar na prefeitura para colocar a família e cabos eleitorais, o município não tem um advogado concursado, contador concursado, tudo a base do empreguismo de pessoas que ficam indo em carreatas em busca de emprego. De que adianta você se matar para mandar seus filhos para Piripiri, vamos colocar pessoas técnicas, capazes e concursadas.

Tréplica Fernando Miranda – Campo Maior não aguenta mais gestões como essa, nós precisamos mudar essa realidade e a população sabe quem pode mudar, não se justifica que se gaste apenas 5 milhões em investimentos em um orçamento de 140 milhões, não se justifica o nepotismo desenfreado que o ex-prefeito João Félix fez em Campo Maior, é uma vergonha.

2° Bloco: candidatos fazem perguntas sobre tema livre

Deri Sousa (PSOL) pergunta para Wilson Spidola (PSDB) e Fernando Miranda (PSL) fez comentários. Deri Sousa perguntou sobre educação: "Como prefeito vou querer fazer uma revolução na educação. Quais são seus projetos para a educação de Campo Maior?”

Wilson Spidola (PSDB) responde: Os dois candidatos que fugiram colocaram uma educação colonial. Nós iremos concluir as creches inacabadas com as creches que estão aí. As obras precisam ser concluídas, para que você que está assistindo, possa deixar seus filhos e ir trabalhar. Vamos capacitar os professores. Vamos instituir um programa de intercâmbio para professores e alunos de Campo Maior; para trazer educação de outros lugares que deram certo para Campo Maior. O que foi feito pelo gestor atual e ex prefeito não podemos permitir. Eles deixaram um rombo de 26 milhões de reais, que ameaça a aposentadoria de servidores. Vamos revolucionar  a educação de Campo Maior. 

Fernando Miranda (SPL) comenta: Queremos criar a escola em tempo integral. Melhorar a merenda escolar, de acordo com o cardápio regional. Se utilizam produtos enlatados. É um absurdo o que acontece em Campo Maior. Vamos implantar um preparatório para concursos. Um projeto importante para a população de Campo Maior. 

2° Bloco: candidatos fazem perguntas sobre tema livre  - Imagem 1

Réplica de Deri Sousa (PSOL): A gente sendo eleito vamos revolucionar o ensino infantil construindo creches em todos os bairros e na zona Rural. A gente vai dar prioridade  a construção de creches. Vamos isentar o nosso universitário, para que ele tenha o ônibus 100% gratuito e vamos criar o bolsa universitário, que percorre de Campo Maior para Teresina. 

Tréplica de Wilson Spidola (PSDB): Os candidatos fujões estão 30 anos na vida pública em Campo Maior e não construíram nenhum biblioteca em Campo Maior. Vamos colocar parque s de diversões e ginásios. É inadmissível que nenhuma escola não tenha nenhuma quadra e um ginásio. É importante pesquisar o que esses questão aí o que fizeram. Vamos criar laboratório de informática, para que tenha uma educação do presente para o futuro. 

Wilson Spindola pergunta para Deri Sousa sobre economia e geração de emprego

Para fechar o primeiro bloco, o candidato Wilson Spindola (PSDB) escolheu o candidato Deri Sousa (PSOL)  para responder a sua pergunta sobre economia e geração de emprego e comentário ficou com o candidato Fernando Miranda (PSL). “Todos nós conhecemos alguém que tem que fazer muito sacrifício para montar o seu próprio negócio. O que você vai fazer para que a cidade se desenvolva economicamente com geração de emprego para a nossa juventude?”

Resposta Deri Sousa – A primeira situação que a gente pode fazer para que possamos incentivar a geração de emprego e renda é atrair grandes empresas que o nosso ex-prefeito teve seis anos e não atraiu nenhuma empresa para a cidade e nem o atual prefeito fez isso. Vamos fazer o incentivo da isenção fiscal para que elas possam se instalar em Campo Maior e assim gere emprego e renda para quem mais precisa. A gente ver muitos jovens que se formam em Campo Maior, mas por falta de oportunidade tem que viajar para outros locais. A gente lamenta porque a gente só pode criar empregos na cidade atraindo grandes empresas, Campo Maior é central, engloba todas as cidades do Território dos Carnaubais. 

Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

Comentário Fernando Miranda - Queremos desenvolver Campo Maior através do empreendedorismo, Campo Maior tem muito potencial que não são explorados, nós temos a culinária, criação de bode, gado, agricultura, mas precisamos explorar para que gere renda para que a população tenha independência financeira.

Réplica Wilson Spindola – Vamos criar o banco popular de Campo Maior, assim como tem em Teresina para aquele que está desempregado possa ter crédito para montar o seu primeiro negócio. Vamos realizar concurso para a cidade, acabar com a história de que para você entrar na prefeitura tem que bajular político, iremos fortalecer o polo de confecção que existe em Campo Maior, construindo o shopping do jeans para gerar emprego e renda para o cidadão.

Tréplica Deri Sousa – A gente lamenta a falta de incentivo ao nosso pequeno empreendedor, uma das ações que vou fazer é que vou preferir arrecadar menos, mas que as pessoas possam contratar dois, ou até três. A carga tributaria em Campo Maior é muito grande, eles preferem ter uma arrecadação boa mas não se preocupam com as pessoas que podem realmente gerar emprego na cidade.

Fernando Miranda pergunta para Wilson Spidola sobre esporte, lazer e cultura

Fernando Miranda (PSL) pergunta para Wilson Spidola (PMDB) e Deri Sousa (PSOL) comenta. Fernando Miranda Fez a seguinte pergunta sobre sobre esporte, lazer e cultura: “Nossa município as quadras esportivas estão sucateadas e abandonadas. A cultura deixou de existir. Não há manifestações folclóricas. A juventude nem conhece. O que o senhor fará para resgatar todas essas manifestações folclóricas?

Resposta de Wilson  Spidola (PMDB): Campo Maior padece. Campo Maior foi celeiro de artistas e desportistas. Vamos criar o bolsa atleta, para que essa pessoa viva daquilo. As atividades culturais só podem ser feitas se tiver lugares adequados. Para podermos incentivar vamos recuperar o teatro. Vamos inserir essas atividades na escola, quanto das folclórica, esportiva, musical, para que a criança possa saber o quanto Campo Maior é rica para desenvolver um amor por aquela arte e esporte desde pequeno. Nós temos que estruturar, depois incentivar e depois nossas atividades serão valorizadas. 

Fernando Miranda pergunta para Wilson Spidola sobre esporte, lazer e cultura - Imagem 1

Comentários de Deri Sousa (PSOL): A gente lamenta mais uma vez a ausência de nossos adversário, pois a atual gestão em relação aos esportes, não construiu nem um campo de futebol. A gente lamenta o abandono de nossa quadras esportivas e o déficit em nosso apoio nos atletas. Vamos dar o apoio na área esportiva de Campo Maior. 

Réplica de Fernando Miranda (PSL): Queremos incentivar e apoiar nossos esportivas. Temos diversos atletas com nível nacional que não são apoiados. Resgatar nossas escolinhas de futebol. A população de Campo Maior precisa do lazer. Temos o açude grande; queremos revitalizar, aprofundar, criar uma praça de modalidades esportivas.Temos que construir Campo Maior.

Tréplica de Wilson Spidola (PMDB): Nós iremos acabar com essa história de rifa e bingo para que atletas possam disputar competições fora. Vamos incentivar outras modalidades esportivas. Vamos fazer um ginásio para entregar a população; parques de diversão para que as famílias tenham para onde levar seus filhos. Nós vamos colocar em todos os bairros locais apropriados para que as famílias levem seus filhos.