Eleições 2020: cobertura das votações e resultado da apuração em todo o Brasil

Neste ano, são 19.346 candidatos a prefeito; outros 518.328 disputam as vagas de vereador nas câmaras municipais.

TSE admite atraso na divulgação dos votos por problema em sistema

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a demora na divulgação dos resultados da eleição este ano se deve à lentidão no processo de totalização dos votos. Inicialmente, a Corte havia divulgado que não havia problema na totalização, mas uma falha na comunicação entre o sistema que computa os votos e o que divulga os resultados. Essa informação foi corrigida.

Esta eleição é a primeira em que a totalização dos dados é feita toda pelo TSE, e não por cada um dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Segundo a Corte, isso traria algumas vantagens, como economia e segurança.

Esta eleição é a primeira em que a totalização dos dados é feita toda pelo TSE, e não por cada um dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) Foto: Divulgação/TSE Esta eleição é a primeira em que a totalização dos dados é feita toda pelo TSE, e não por cada um dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) Foto: Divulgação/TSE

"Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração. Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto", diz trecho de nota divulgada pelo TSE.

PA: Edmilson Rodrigues e Delegado Eguchi vão disputar o 2º turno em Belém

Edmilson Rodrigues, do PSOL, e Delegado Federal Eguchi, do PATRIOTA, vão decidir em 2º turno no próximo dia 29 quem será o próximo prefeito de Belém (PA).

Até as 19h44, com 98,67% das urnas apuradas, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edmilson Rodrigues tinha 245.282 votos (34,24% dos votos), ante 165.173 de Delegado Eguchi – o que representa 23,06% dos votos.

PA: Edmilson Rodrigues  e Delegado Eguchi vão disputar o 2º turno em Belém - Imagem 1

TO: Cinthia Ribeiro, do PSDB, é reeleita prefeita de Palmas

A atual prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) está matematicamente reeleita para o segundo mandato. Às 19h48, com 98,73% das urnas apuradas, ela tinha 36,22% dos votos válidos dados a todos os candidatos. 

Em Palmas a eleição é decidida em primeiro turno porque a cidade não tem o número mínimo, de 200 mil eleitores, previsto na legislação para realização de segundo turno. Além do PSDB, a coligação de Cinthia, 'Palmas só Melhora', também é composta por MDB, Rede, DEM, Patriota e Avante.

A prefeita-reeleita votou na manhã deste domingo (15), no Colégio Estadual Dom Alano, na Arse 23, antiga 208 Sul, na capital. Ela chegou à seção junto com o noivo e militantes.

Cinthia Ribeiro, do PSDB, é reeleita prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro, do PSDB, é reeleita prefeita de Palmas 

Em Santa Catarina, Gean Loureiro, DEM, é reeleito prefeito de Florianópolis

Gean Loureiro, do DEM, foi reeleito neste domingo (15) prefeito de Florianópolis em eleições de primeiro turno. Com 100% dos votos apurados, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, Loureiro teve 126.144 votos (53,46%).

Gean Loureiro é formado em Direito, Administração e mestre em Engenharia de Produção. Ele foi vereador por cinco mandatos consecutivos e, em 2011, assumiu o cargo de deputado federal. Loureiro foi também presidente da Fundação do Meio Ambiente e eleito deputado estadual em 2014.

Florianópolis, 20h11: Gean Loureiro fala com os jornalistas em Florianópolis — Foto: Diorgenes Pandini/ NSC TV Florianópolis, 20h11: Gean Loureiro fala com os jornalistas em Florianópolis — Foto: Diorgenes Pandini/ NSC TV 

PF abre inquérito para investigar ataque hacker ao TSE

A Polícia Federal (PF) abriu uma investigação para apurar um ataque hacker promovido contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A hipótese mais provável é que isso tenha ocorrido em 2001, mas os dados roubados foram divulgados somente agora, quando está sendo realizada a eleição municipal de 2020. Graças a esse ataque, foram expostas informações pessoais de funcionários do TSE.

Entre os dados divulgados estão informações sobre ministros que estavam na Corte em 2001, um indicativo de que o ataque é antigo.

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso acompanha, neste domingo, o andamento da Operação Eleições 2020 no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso acompanha, neste domingo, o andamento da Operação Eleições 2020 no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo 

No Paraná, Rafael Greca, DEM, é reeleito prefeito de Curitiba

Rafael Greca, DEM, foi reeleito prefeito de Curitiba neste domingo (15). O resultado saiu às 19h45, com 95,12% das urnas apuradas. Greca tinha 59,77% dos votos válidos, totalizando 475.889.

Greca venceu outros 15 candidatos e deve assumir o cargo em janeiro de 2021. Para o novo mandato, o vice de Greca será Eduardo Pimentel (PSDB). Será o terceiro mandato de Greca.

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA AQUI!

O prefeito de Curitiba Rafael Greca, candidato à reeleição, votou por volta das 9h — Foto: Giuliano Gomes/PR Press O prefeito de Curitiba Rafael Greca, candidato à reeleição, votou por volta das 9h — Foto: Giuliano Gomes/PR Press 

ACOMPANHE A APURAÇÃO EM TEMPO REAL

ACOMPANHE A APURAÇÃO EM TEMPO REAL

ACOMPANHE A APURAÇÃO EM TEMPO REAL - Imagem 1

Número de candidatos presos sobe para 45 em todo o país, diz TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que desde a madrugada até as 16h deste domingo (15), dia do primeiro turno das eleições municipais, 45 candidatos haviam sido presos em dez estados

O TSE também informou que 2.717 urnas foram substituídas no país, o que equivale a 0,6% do total de urnas eletrônicas. Em nenhuma seção foi necessário adotar a votação manual, de acordo com o tribunal.

ACOMPANHE A APURAÇÃO EM TEMPO REAL

ACOMPANHE A APURAÇÃO EM TEMPO REAL

ACOMPANHE A APURAÇÃO EM TEMPO REAL - Imagem 1

Boca de urna - Ibope Recife: João Campos, 35%; Marília Arraes, 30%; Mendonça Filho, 19%; Delegada Patrícia, 12%

Pesquisa boca de urna Ibope divulgada neste domingo indica a disputa entre o candidato do PSB, João Campos, e Marília Arraes, do PT, em segundo turno.

Aliado do atual prefeito Geraldo Julio (PSB), o filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos aparece com 35% dos votos válidos, enquanto a petista tem 30%.

Já o ex-ministro de Michel Temer Mendonça Filho (DEM) tem 19%. Em quarto lugar aparece a candidata Delegada Patrícia Domingos, do Podemos, com 12% dos votos válidos.

Boca de urna - Ibope Recife: João Campos, 35%; Marília Arraes, 30%; Mendonça Filho, 19%; Delegada Patrícia, 12% - Imagem 1