Uma pesquisa da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos mostrou que o sexo anal está se tornando mais comum. Entre os norte-americanos, nos anos 1990, entre 25% e 35% das mulheres e homens afirmavam já ter experimentado. Vinte anos depois, cerca de 40% a 45% da amostra havia praticado. Aprender sobre a prática pode contribuir para uma experiência sexual mais satisfatória.
CONFIRA ABAIXO DICAS PARA O CASAL FAZER SEXO ANAL COM PRAZER E CONFORTO
1. Lubrificação
A lubrificação ajuda o pênis a vencer a resistência e efetuar a penetração sem forçá-lo. O ânus, no entanto, não é lubrificado (como a vagina). Por isso, é importante acrescentar uma lubrificação extra para uma prática segura.
Além disso, escolha um lubrificante à base de água ou silicone que seja duradouro e que ofereça maior deslizamento em quantidade generosa, e reaplique sempre que necessário.
2. Movimentos lentos e seguros
Procure penetrar de forma lenta e progressiva, após a lubrificação. Esse cuidado pode reduzir o risco de traumatismos no pênis.
Após a penetração, procure fazer movimentos lentos e de baixa amplitude. Isso pode reduzir o desconforto durante a prática de sexo anal, além de reduzir o risco de impactos que causam fibroses na túnica albugínea.
3. Brinquedos antes do ato
O uso de brinquedos eróticos anais é extremamente recomendado, mas eles devem ter uma base alargada para evitar acidentes. Além disso, é preciso higienizá-lo antes e após a utilização. Uma alternativa aos brinquedos eróticos é a introdução do dedo.
Isso deve ser feito antes da penetração com o pênis, nas preliminares, de modo a preparar a região para receber o pênis. Além disso, brinquedos sexuais podem ser auxiliares na exploração de outras zonas erógenas, como a próstata.
4. Uso de preservativos a base de água
O uso do preservativo é recomendado para auxiliar tanto na lubrificação quanto na prevenção de ISTs.
Porém, ao usar essa proteção, evite os lubrificantes oleosos, pois eles podem danificar o látex do preservativo. Dê preferência àqueles à base de água.
5. Evitar sexo oral ou vaginal
Durante o sexo anal, procure não migrar para o sexo oral ou vaginal. O ânus é uma região que concentra uma maior quantidade de fungos e bactérias. Quando o pênis entra em contato com outras partes do corpo, ele pode transmitir ou transferir esses micro-organismos, que podem ser nocivos.
O ideal é começar a relação com o sexo oral e/ou vaginal e finalizar com o anal. Outra opção é trocar o preservativo após o sexo anal, para então retomar de outra maneira a relação.