Últimas Adulto Famosos Arte e Fest BBB19 BBB20 BBB21 BBB22 BBB23 BBB24 Vitrine Novelas A Fazenda 16 BBB25 A Fazenda 17 Horóscopo
Novelas

Ministério muda classificação indicativa da novela “Vale Tudo” de 12 para 14 anos

Análise técnica identificou inúmeras tendências na novela, com destaque para estigma ou preconceito, erotização, morte intencional e estupro ou coação sexual

O Ministério da Justiça e Segurança Pública alterou a classificação indicativa da novela “Vale Tudo” para não recomendada para menores de 14 anos, por conter violência, conteúdo sexual e drogas lícitas. A mudança foi oficializada nesta terça-feira (7), um dia após a exibição do episódio em que a vilã Odete Roitman (Debora Bloch) é assassinada. A novela está em sua reta final.

Um procedimento de revisão da classificação foi aberto e avaliado pela Coordenação-Geral de Políticas de Classificação Indicativa do ministério. A análise técnica identificou tendências como estigma ou preconceito, erotização, morte intencional e estupro ou coação sexual.

Com exceção das duas últimas, que implicam recomendação para maiores de 16 anos, as demais justificam a orientação para maiores de 14 anos.

O que é e como é feita a classificação indicativa?

A classificação indicativa orienta pais e responsáveis sobre o que crianças e adolescentes podem assistir, com o objetivo de proteger o público infantojuvenil. Criada pela Constituição de 1988, a decisão final é sempre dos responsáveis.

Três eixos definem a faixa etária: sexo e nudez, drogas e violência, analisados em relatório técnico detalhado, que define a idade — de livre até 18 anos. A decisão sobre “Vale Tudo” destaca mortes intencionais apresentadas de forma verossímil.

A nova classificação etária vale para todas as versões da obra, em qualquer plataforma, e deve ser aplicada em até 5 dias corridos, revogando decisões anteriores.