Últimas Adulto Famosos Arte e Fest BBB19 BBB20 BBB21 BBB22 BBB23 BBB24 Vitrine Novelas A Fazenda 16 BBB25 A Fazenda 17 Horóscopo
Entretêmeio

Agenda de Teresina: Casa da Cultura disponibilizará curso de cinema

As aulas se iniciam em fevereiro, também aos sábados pela manhã.

Nos segundo e terceiro sábados de janeiro, dias 16 e 23, a Casa da Cultura de Teresina realizará, das 10h às 13h, seleção presencial para a nova edição do Curso de Cinema Pela Lente. Ministrado pelo crítico e cineasta Monteiro Júnior, as aulas se iniciam em fevereiro, também aos sábados pela manhã. Além disso, surpresas aguardam os selecionados.

“Nossa intenção é realizar um curta-metragem de 12 a 15 minutos, inteiramente produzido pelos participantes do curso”, esclarece Monteiro Júnior. “Por isso a seleção. Na verdade, será uma conversa com cada interessado para discutir questões como aptidões e disponibilidade, lembrando que todo o processo, aulas e práticas, deve durar seis meses.”

Para concorrer a uma das 20 vagas ofertadas, não é necessário ter experiência no campo do audiovisual, embora seja um bônus a quem deseja atuar na câmera/fotografia e edição. “O importante é ter idade mínima de 16 anos, vontade de entrar nesse maravilhoso mundo da sétima

arte e alguma inclinação para as áreas de direção, produção, roteiro, direção de arte, fotografia, montagem, figurino, trilha sonora e atuação”, ressalta Monteiro. Qualquer dúvida, os interessados podem escrever para fmjunior@gmail.com ou se dirigir à própria Casa da Cultura.

Realizado pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Monsenhor Chaves, o Curso de Cinema Pela Lente faz parte da agenda cultural de Teresina.  Além disso, completa em 2016 seis anos tentando suprir a carência por uma graduação em cinema no Estado do Piauí. Dentro do curso já foram produzidos dois curtas metragens, “A Todo Custo” (2012) e “Anverso” (2013).

Crítico de cinema durante 15 anos e autor de três livros, Monteiro Júnior realizou, até o momento, três filmes, entre curtas e longas metragens. O último, “Qualquer Hora Dessas” (2012), foi selecionado em festivais nacionais, como o Festival de Cinema de Maringá-PR, além de ter recebido três Cactos de Ouro no Festival Nacional de Cinema dos Sertões: Melhor Filme – Júri Popular, Melhor Roteiro (Monteiro Júnior) e Melhor Atriz (Jarleni Silva).