O cantor Ewerton Luiz Chagas, conhecido como Tonzão Chagas e ex-participante do reality show A Fazenda, foi preso em flagrante nesta semana, no Rio de Janeiro, após uma ocorrência de violência doméstica. Ele é acusado de agredir a esposa, Débora Barreto, que está grávida.
O CASO
De acordo com a Polícia Militar, os agentes foram acionados para atender uma denúncia de agressão contra mulher. No local, o músico foi encontrado “visivelmente alterado” e a vítima relatou ter sido agredida. Diante da situação, ele foi detido por lesão corporal e encaminhado à 32ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado e posteriormente enviado à Justiça. A informação foi confirmada pelas polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro ao portal Splash.
Em contato com o Metrópoles, a defesa do cantor afirmou que não houve “agressão consumada”.
Em nota, a advogada da vítima destacou que a violência contra a mulher não se restringe à agressão física. “Manifestando-se também de forma psicológica, moral e emocional, sendo ainda mais grave quando praticada contra uma mulher grávida, momento que exige cuidado, proteção e respeito à vida”, diz o texto assinado por Catarina Souto. A defesa também criticou o vazamento de informações e do depoimento prestado à polícia, afirmando que a exposição “viola direitos fundamentais, expõe a intimidade da vítima e contribui para sua revitimização”.
Tonzão Chagas ganhou notoriedade como integrante do grupo musical Os Havaianos e, em 2023, participou de A Fazenda, da Record, sendo eliminado na penúltima roça.
ORIENTAÇÃO:
Casos de violência doméstica podem ser denunciados pelo telefone 180, da Central de Atendimento à Mulher, que funciona 24 horas por dia em todo o país e no exterior. O serviço oferece orientação, recebe denúncias e encaminha vítimas para redes de proteção. Também é possível denunciar pelo Disque 100, pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil ou pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Vítimas podem solicitar medidas protetivas de urgência sempre que se sentirem em risco.