A influenciadora Clara Maia, que perdeu um dos filhos gêmeos após um parto de emergência, voltou às redes sociais nesta terça-feira (23) para atualizar o estado de saúde de Theo, que sobreviveu à prematuridade extrema
Em seu relato nos Stories do Instagram, Clara contou que a gestação foi afetada pela síndrome da transfusão feto-fetal (STFF), uma condição grave que pode atingir gêmeos idênticos que compartilham a mesma placenta, provocando desequilíbrio no fluxo sanguíneo entre eles.
“Informações sobre o que aconteceu: eles tiveram a STFF. A síndrome da transfusão feto-fetal é uma condição grave que afeta gêmeos idênticos que partilham uma placenta, causando um desequilíbrio no fluxo sanguíneo entre eles”, escreveu.
Na sequência, explicou os efeitos da síndrome:
“Um feto, o doador, doa excesso de sangue e fica desnutrido, enquanto o outro, o receptor, recebe sangue em excesso, sobrecarregando o coração. Ou seja, ambos entram em sofrimento, tanto quem doa quanto quem recebe. No nosso caso, foi aguda, aconteceu de uma hora para outra. Não tivemos nem chance de tentar a cirurgia a laser. Todos os exames estavam perfeitos, fazíamos ultrassom a cada duas semanas e estávamos acompanhando de perto”, desabafou.
Devido à gravidade da situação, Clara precisou passar por uma cesariana de emergência com apenas 27 semanas de gestação. “Túlio foi o receptor e nasceu com 995g, com o coração muito sobrecarregado, não resistiu. Theo foi o doador, nasceu com 680g e está na UTI lutando pela vida”, contou.
Clara é casada com André Coelho, com quem também tem os gêmeos José e João, de 1 ano.