O cantor Ozzy Osbourne, ícone do rock e do heavy metal, morreu nesta terça-feira (22), aos 76 anos, apenas 17 dias após realizar seu último show. A apresentação ocorreu no dia 5 de julho, em Birmingham, na Inglaterra, cidade natal do Black Sabbath.
No palco montado no estádio Villa Park, Ozzy reuniu os membros originais da banda, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward, para o espetáculo chamado Back to the Beginning. A apresentação foi anunciada como a despedida oficial do artista. Na ocasião, ele chegou a dizer: "Esta é a última música de todos os tempos", em tom de profecia.
EVENTO ULTRAPASSOU EXPECTATIVAS
O evento durou mais de 10 horas e contou com participações de outros nomes do heavy metal, entre eles o cantor YUNGBLUD, representante da nova geração do gênero. Segundo o jornal britânico The Guardian, cerca de 40 mil pessoas acompanharam o show no estádio, enquanto outras 5,8 milhões assistiram à transmissão online.
Antes da apresentação, os quatro integrantes do Black Sabbath foram homenageados com a Medalha da Liberdade da Cidade de Birmingham, entregue em uma cerimônia oficial na Câmara Municipal.
O Conselho de Turismo da cidade chegou a declarar que este é o "Verão do Sabbath", em alusão à importância da banda para Birmingham, que se autointitula "Casa do Metal".
O jornalista britânico Michael Hann, que cobriu o evento, descreveu Ozzy como uma "força da natureza". Durante a apresentação, o cantor apareceu no palco sentado em um trono, por causa de problemas de saúde, mas emocionou o público em sua última performance.