A equipe de Renato Aragão, o eterno Didi, de 91 anos, se pronunciou após um vídeo falso, feito por Inteligência Artificial, viralizar nas redes sociais mostrando o artista agredindo a esposa, Lilian Aragão. A gravação circulou nos últimos dias na internet e foi desmentida após checagem do site boatos.org, que apontou a manipulação do conteúdo.
Vídeo falso gerou indignação da família
Segundo o boatos.org, o vídeo mostra Renato e Lilian sentados à mesa durante uma “suposta discussão que teria escalado para uma agressão física contra sua esposa, Lilian Aragão”, situação que nunca ocorreu. A divulgação do material provocou forte repercussão e revolta entre fãs e familiares do humorista.
Após a confirmação de que se tratava de uma gravação falsa, a equipe de Renato Aragão classificou a criação como “absurda e abominável”, reforçando o impacto negativo desse tipo de conteúdo. Em nota, o grupo destacou os riscos da disseminação de fake news envolvendo figuras públicas.
“É um absurdo que ainda circulem fake news abomináveis como essa desmentida por boatos.org. É dever de todos nós combatermos esse tipo de mentira, que afeta não só a nossa família, mas pode destruir famílias Brasil afora!”, diz a publicação divulgada pela equipe do artista.
Antes disso, Lívian Aragão, filha de Renato e Lilian, já havia se manifestado nas redes sociais. “Mais uma vez venho falar sobre esse assunto. Dessa vez acusações graves contra o meu pai usando IA como ferramenta. Até quando vamos passar por isso?”, questionou. Em outro trecho, ela lamentou: “A inteligência artificial não foi feita para ser uma ferramenta de ataque, mas para ajudar as pessoas. Mas são as próprias pessoas que usam a IA como ferramenta de ataque”.