Tânia Maria, de 79 anos, um dos destaques do filme O Agente Secreto, revelou que decidiu parar de fumar após mais de seis décadas de vício. Segundo a atriz, a escolha foi motivada pela possibilidade de viajar aos Estados Unidos caso o longa seja indicado ao Oscar 2026.
No filme dirigido por Kleber Mendonça Filho, Tânia interpreta Dona Sebastiana, personagem que também tem o cigarro como hábito recorrente, elemento que integra a construção dramática e é citado em momentos importantes da trama.
"Antes eu fumava três carteiras por dia. Se quiser contratar Tânia Maria agora, é sem cigarro. Posso botar o cigarro no dedo, mas fumar não", explicou em entrevista ao Fantástico.
A ligação da personagem com o vício rendeu à atriz uma menção inédita no jornal The New York Times, que destacou sua performance ao conceder o reconhecimento de Melhor Atuação com Cigarro, em referência simbólica ao papel no longa.
A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para o dia 26 de março, nos Estados Unidos. De acordo com a crítica especializada, O Agente Secreto surge como um dos possíveis representantes do Brasil, com chances de indicação a categorias como Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Ator, com Wagner Moura.