Marcello Antony, 60, falou abertamente pela primeira vez sobre a adoção de Francisco, hoje com 22 anos, em entrevista à Quem. Morando em Portugal desde 2018, o ator contou que o filho nasceu com o vírus da mãe biológica, mas que o organismo eliminou naturalmente a carga viral nos primeiros meses de vida. A revelação, segundo ele, só foi feita agora por querer combater o preconceito em torno do tema.
Marcello Antony e o filho Francisco — Foto: Reprodução/ Instagram
Silêncio estratégico
Na época da adoção, em 2003, Antony optou por não divulgar a condição de saúde do bebê. "Não tinha o porquê revelar isso na época. Só me senti à vontade de comentar sobre esse assunto já ele com 18, 19 anos de idade", afirmou. Ele explica que a decisão foi tomada para preservar a privacidade do filho diante do estigma social que ainda existe sobre o HIV.
Apesar da suspeita inicial, Francisco nunca teve o vírus ativo no corpo. “Ele só nasceu com o vírus da mãe biológica e, com poucos meses, isso foi saindo do corpo dele naturalmente”, contou o ator. Ele ressaltou que o filho nunca conviveu com a doença nem enfrentou problemas de saúde relacionados a ela.
Marcello Antony e o filho Francisco — Foto: Reprodução/ Instagram
Antony afirmou que resolveu tornar o caso público como forma de encorajar outras pessoas a não deixarem o medo ou o preconceito impedirem uma adoção.
"Acho que a importância de falar sobre esse assunto publicamente é justamente a maneira que achei de incentivar as pessoas que queiram passar pela adoção. De que o amor vence qualquer barreira, independentemente de qualquer situação. Foi uma maneira de incentivar as pessoas que têm o desejo da adoção de fazê-lo sem medo de qualquer coisa", declara.
Francisco Antony — Foto: Reprodução/ Instagram
O ator também destacou que, mesmo após a revelação, Francisco nunca sofreu discriminação. “Zero preconceito, até porque ele não é soropositivo e nunca chegou a ser. Aqui em Portugal, em relação a isso, não teve nenhum problema, nenhum comentário, nada”, finalizou.
Marcello Antony e o filho Francisco — Foto: Reprodução/ Instagram