Marcelo Nascimento da Rocha, conhecido nacionalmente como Marcelo VIP, morreu nesta terça-feira (9/12), aos 49 anos. A informação foi confirmada por Nilton Ribeiro, advogado e amigo do golpista, em uma publicação nas redes sociais.
“Um cliente que se tornou um grande amigo. Hoje nos despedimos do incrível Marcelo VIP’s. Que Deus o receba em paz. Descanse, meu querido amigo”, escreveu o advogado. A causa da morte não foi divulgada. O velório está marcado para esta quarta-feira (10/12) em São José dos Pinhais, no Paraná.
Quem foi Marcelo VIP
Marcelo ganhou projeção nacional no início dos anos 2000 ao protagonizar uma série de golpes que chamaram atenção pelo nível de audácia e detalhamento. Sua trajetória foi reunida no livro VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso, que mais tarde inspirou o filme VIPs, estrelado por Wagner Moura.
Ao longo da vida, Marcelo foi condenado por crimes como associação ao tráfico, estelionato, roubo de avião e falsidade ideológica. Já foi preso em 12 estados brasileiros e conseguiu fugir da prisão seis vezes.
Seu golpe mais famoso aconteceu em 2001, quando se passou por Henrique Constantino, um dos filhos do fundador da companhia aérea Gol. Na época, ele chegou a circular em festas, conviver com celebridades e até conceder entrevistas se passando pelo herdeiro.