Stuart Craig, diretor de arte responsável por dar vida ao universo mágico da saga Harry Potter, morreu no último sábado (07), aos 83 anos. A notícia foi confirmada pela página British Film Designers Guild, no Facebook, em comunicado assinado pelo diretor Neil Lamont.
“É com grande tristeza que informo que meu amigo e mentor, Stuart Craig, faleceu na noite passada, 7 de setembro de 2025, aos 83 anos, após uma longa batalha contra a doença de Parkinson", diz o comunicado.
Craig foi amplamente homenageado por colegas e pelo perfil oficial da franquia Harry Potter, que destacou sua importância para o sucesso da saga.
"É com profunda tristeza que recebemos o falecimento de Stuart Craig. Sem ele, este maravilhoso mundo de imaginação e magia não teria sido possível", diz a legenda.
Seu primeiro trabalho como designer de produção foi em Saturno 3 e logo chamou atenção em Hollywood, sendo indicado ao Oscar por O Homem Elefante. Conquistou a estatueta de Melhor Direção de Arte três vezes: em 1983 por Gandhi, em 1989 por Ligações Perigosas e em 1997 por O Paciente Inglês.