O Agente Secreto, longa dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, venceu o New York Film Critics Circle Awards na categoria Melhor Filme Internacional nesta terça-feira (2). A associação de críticos do estado de Nova Iorque é a mais antiga dos Estados Unidos, e conta com mais de 50 membros.
A vitória do filme ambientado no Recife de 1977 está colocando a produção em destaque na temporada de premiações. O NYFCC é uma das associações mais tradicionais, e essa conquista pode aumentar a visibilidade internacional do filme. Embora o prêmio do NYFCC não seja um indicador direto do Oscar, o filme "Parasita" de Bong Joon-ho é um exemplo de sucesso, tendo vencido o NYFCC em 2019 e o Oscar no ano seguinte.
O filme "O Agente Secreto" já havia recebido reconhecimento no Festival de Cannes, onde ganhou dois prêmios: Melhor Direção e Melhor Ator. Wagner Moura, protagonista do filme, concorreu ao prêmio de Melhor Ator no Gotham Awards, mas não levou. A produção brasileira ainda está na pré-lista de indicados do Critics Choice Awards, mantendo a esperança de uma indicação ao Oscar 2026.