O músico Ozzy Osbourne, pioneiro do heavy metal e conhecido pelos fãs como "príncipe das trevas", morreu, aos 76 anos, nesta terça-feira (22). A causa da morte não foi revelada.
"É com mais tristeza do que meras palavras podem expressar que temos que informar que nosso amado Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com a família e cercado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento'', disse o comunicado.
John Michael "Ozzy" Osbourne nasceu em Birmingham, na Inglaterra, e se destacou como vocalista da banda de heavy metal Black Sabbath.
Ozzy foi o primeiro vocalista do Black Sabbath, com quem gravou álbuns fundamentais do gênero, como "Paranoid" e "Master of Reality". Após deixar a banda em 1979, construiu uma carreira solo marcada por hits como "Crazy Train" e "No More Tears". Além do som pesado e do vocal característico, era idolatrado por ser irreverente e carismática no palco e em entrevistas.
Nos últimos anos, Ozzy enfrentava sérios problemas de saúde. Ele foi diagnosticado com Parkinson em 2019, já passou por diversas cirurgias e chegou a declarar que não consegue mais andar. Ainda assim, sua disposição e resiliência impressionam: “Apesar de todas as minhas reclamações, ainda estou vivo... vejo pessoas que não fizeram nem metade do que eu e não chegaram até aqui”, disse ele.
Em 2023, Ozzy afirmou em entrevista à Rolling Stone UK que não queria uma existência "longa e miserável" e tinha "no máximo mais 10 anos de vida". O artista afirmou que ficou "praticamente incapacitado" devido a várias cirurgias nas costas após os médicos encontrarem um tumor na sua coluna em 2019. Ele também foi diagnosticado com Parkinson naquele ano. Apesar disso, ele também afirmou ficar irritado com as pessoas dizendo que está "lutando sua última baralha".