A atriz Patricia Pillar usou o Instagram neste sábado (30) para se despedir de Luis Fernando Verissimo. O ícone da literatura morreu aos 88 anos após três semanas internado em decorrência de um princípio de pneumonia.
O escritor, considerado um dos maiores cronistas do país, deixa esposa, três filhos e dois netos. Em seu texto, a atriz lamentou a perda de Luis e destacou ainda a relação próxima que manteve com o autor e sua família.
“Tão difícil falar de Luis Fernando Verissimo… o homem mais doce, divertido e genial que conheci; meu ‘muso’, minha inspiração. Com sua leveza e olhar perspicaz, transformava o cotidiano em poesia e elevava o banal à teoria filosófica, sempre cheio de graça e bom humo. Conviver com ele foi um privilégio que guardo no coração, e sua ausência deixa um vazio imenso”, disse.
Verissimo sempre fez questão de enaltecer a atriz em suas obras. Na antologia Veríssimas (2016), chegou a escrever que “pudim de laranja é a única prova convincente da existência de Deus, além de Patricia”.
O nome de Patricia Pillar aparece 18 vezes no livro, em passagens em que o escritor a descreve como símbolo de beleza e inspiração. Entre os verbetes, há um exclusivo intitulado simplesmente “Patricia Pillar”.