A família de Preta Gil (1974–2025) reservou um espaço especial no Columbário do Crematório e Cemitério da Penitência, localizado no bairro do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro, para homenagear a cantora. Parte das cinzas foram depositadas nesta terça-feira (05) em um busto confeccionado com as feições da artista, esculpido pela empresa RVF América.
O busto, instalado em um nicho dedicado à memória de Preta, reúne também uma foto da cantora e um batom deixado pela família. Um detalhe é que a caixa conta com cerca de 100 cartões com mensagens carinhosas escritas por amigos e familiares durante a despedida.
Entre os nomes que prestaram homenagem estão Bela Gil, Carolina Dieckmann, Regina Casé, Juliana Alves, Renê Silva, Lore Improta, Pai Calixto, Clara Buarque e Sol de Maria. O espaço agora se torna um local de memória e afeto, celebrando a trajetória de uma artista que deixou um legado de alegria, força e representatividade.
MORTE
Preta morreu no último dia 20 de julho, aos 50 anos, em Nova York. A cantora sofreu complicações de um câncer no intestino e estava nos Estados Unidos fazendo um tratamento experimental contra a doença, que tratava desde janeiro de 2023.
A artista é filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha. Preta deixa Francisco Gil, seu único filho com o ator Otávio Müller, e Sol de Maria, sua única neta.