A cantora Preta Gil morreu, neste domingo (20), aos 50 anos, após luta contra câncer. Ela estava fazendo tratamento contra a doença nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora ao Entretêmeio.
Desde o anúncio de sua morte, a web se mobiliza em homenagens e relembra fatos marcantes da vida da cantora, entre eles, o dia em que seu pai, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira, escolheu o seu nome.
PRETA MARIA GADELHA GIL MOREIRA
Na minha casa, Preta se tornou nome próprio. Quando fui fazer o registro da Preta Gil, eu falei para a moça registrar Preta. Ela perguntou: 'Preta?' Eu disse: 'Sim. Se for Branca, Bianca, Clara, pode? Acho que a senhora já registrou muitas'. Aí ela colocou, lembrou Gilberto Gil em sua conta oficial no X, ao lembrar do processo de escolha do nome da filha.
Além do nome potente, a vida de Preta foi marcada pelo forte círculo social e artístico em que ela foi criada. “Nasceu em berço ‘esplêndido’: filha de [Gilberto] Gil, sobrinha de Caetano [Veloso] e afilhada de Gal Costa (...) Cresceu em meio a muitas cores, sabores e estímulos daquilo que poderíamos chamar de ‘geleia geral’ da cultura musical das últimas três décadas”, diz trecho de sua biografia em seu site oficial.
BERÇO MUSICAL
A árvore genealógica da cantora, de fato, é carregada de figuras ilustres. O pai, Gilberto Gil, foi um dos criadores do movimento tropicalista e ex-ministro da Cultura durante o governo FHC; a mãe, Sandra Gadelha, foi a terceira esposa de Gil e inspiração para a música “Drão”, de 1982. Sua madrasta, Flora Gil, é uma importante empresária musical do país.
Outras figuras artísticas também chamam atenção – seja pelos laços sanguíneos ou afetivos. Caetano Veloso, casado por 21 anos com Dedé Gadelha (irmã da mãe Sandra), era o tio querido; Gal Costa (1945-2022), a escolhida para ser sua madrinha; Patrícia Pillar, a prima de segundo grau por parte da mãe; Bela Gil, a irmã chef de prestígio; na banda Gilsons, Preta era mãe de Francisco Gil (filho de seu casamento com Otávio Muller) e tia de João Gil e José Gil.