Em abril deste ano, Preta Gil protagonizou um momento comovente ao lado do pai, Gilberto Gil, em um palco que marcou profundamente a trajetória de ambos. A ocasião aconteceu durante um show da turnê “Tempo Rei”, em São Paulo. Na apresentação, a artista, que vinha enfrentando um tratamento contra um câncer e faleceu neste domingo, aos 50 anos, foi convidada a subir ao palco e emocionou o público ao cantar ao lado do pai a canção “Drão”, composta por ele para Sandra Gadelha, mãe de Preta.
Pai, que momento lindo que a gente está vivendo. Poder cantar juntos, cantar ‘Drão’, essa canção que você fez para minha mãe... Então, eu estou emocionada, feliz e orgulhosa de você. Muito mesmo, declarou a cantora em vídeo compartilhado nas redes sociais dos artistas.
Após notícia da morte de Preta Gil, internautas resgataram o vídeo emocionante de pai e filha cantando juntos. "Vou sempre lembrar desse momento da Preta Gil com o pai. Era uma despedida e acho que ambos sentiam isso", disse uma pessoa. "Gil já enfrentou a pior dor do mundo duas vezes. Enterrar os próprios filhos", comentou outro. "Agora fica tão óbvio que ele sabia que era a última vez", reagiu mais um internauta.
LUTA CONTRA O CÂNCER
Preta Gil estava em tratamento contra um câncer colorretal, diagnosticado em janeiro de 2023 e que entrou em remissão no final do mesmo ano. Em agosto de 2024, a doença voltou em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. No dia 19 de dezembro, ela fez uma cirurgia de 20 horas para retirada dos tumores.
A artista viajou para os Estados Unidos no início de maio de 2025 para continuar seu tratamento contra a doença, buscando opções alternativas que não estavam disponíveis no Brasil. Ela chegou no dia 12 de maio e começou a etapa de consultas e exames para definir o protocolo de tratamento.