Últimas Adulto Famosos Arte e Fest BBB19 BBB20 BBB21 BBB22 BBB23 BBB24 Vitrine Novelas A Fazenda 16 BBB25 A Fazenda 17 Horóscopo BBB26
Entretêmeio

Globo de Ouro e Oscar: entenda as principais diferenças entre as premiações

Premiações têm diferenças em categorias, sistema de votação e abrangência entre cinema e TV

A temporada de premiações de Hollywood já está em andamento e segue com dois dos eventos mais aguardados do calendário do entretenimento: o Globo de Ouro, que chega à sua 83ª edição neste domingo (11), e o Oscar 2026, marcado para o dia 15 de março. Embora ambos celebrem o cinema, as duas cerimônias apresentam diferenças importantes em formato, categorias e sistema de votação.

Considerado um dos principais termômetros para o Oscar, o Globo de Ouro é organizado pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood e se destaca por reunir produções de cinema e televisão em uma mesma premiação. Já o Oscar é promovido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, com foco exclusivo no cinema.

Diferença nas categorias

Uma das principais distinções entre as premiações está no número e no tipo de categorias. O Globo de Ouro contempla tanto o cinema quanto a televisão, além de incluir, a partir desta edição, uma categoria voltada para podcasts. Ao todo, são 15 categorias dedicadas ao cinema e 12 à televisão, além de prêmios honorários que reconhecem a trajetória de artistas na indústria.

O Oscar, por sua vez, concentra-se exclusivamente em produções cinematográficas, com categorias técnicas e artísticas que avaliam desde atuações até direção, roteiro e aspectos técnicos.

Como funciona a votação

O processo de votação também difere entre os prêmios. No Globo de Ouro, os votantes, jornalistas especializados em entretenimento de 85 países, participam inicialmente de uma fase de seleção, na qual indicam os títulos que consideram elegíveis. Em seguida, ocorre uma segunda rodada, quando os membros escolhem os vencedores.

No Oscar, a votação envolve mais de 10 mil membros da Academia, divididos por áreas profissionais, como atores, diretores, produtores e roteiristas. Em categorias individuais, os vencedores são definidos por maioria simples. Já na categoria Melhor Filme, é adotado um sistema de votação preferencial, no qual os membros classificam os indicados por ordem de preferência até que um título alcance a maioria dos votos.

Transmissão e destaque brasileiro

Neste ano, o Globo de Ouro será transmitido pela primeira vez pela TV Globo, logo após o Fantástico. A apresentação ficará a cargo de Maria Beltrão, com comentários de Dira Paes e Waldemar Dalenogare, além de tradução simultânea de Anna Viana.

A edição de 2026 marca um momento histórico para o cinema brasileiro. O filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, concorre em três categorias: Melhor Filme de Drama, Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura. 

O Agente Secreto" e Wagner Moura concorrem ao Globo de Ouro | Foto: Divulgação