Vita é britânica de nascimento, mas tem o coração mineiro. Filha de uma mineira, ela cresceu rodeada por tradições que são a cara de Minas Gerais — e se encantou por todas elas. Morando com a família em Nova York, a menina de 11 anos decidiu celebrar seu último aniversário com um tema pra lá de especial: Minas Gerais! E quem é que vai dizer que ela está errada, uai?
Um dos vídeos mais recentes postados nas redes sociais de Vita viralizou ao mostrar, de forma divertida, as diferenças entre os jeitos britânico e mineiro de cuidar de alguém doente — refletindo as personalidades do pai, Andrew, e da mãe, Marielle.
“Darling do céu!”, começa ela, imitando, primeiro, o modo britânico, em que, basicamente, diz que espera que a pessoa melhore e oferece um analgésico. Já quando se trata do espírito mineiro, tem bronca (falei para não pegar friagem), chazinho e promessa de melhora no dia seguinte.
A mãe conta que, embora a menina leia muito em inglês, ela faz questão de dizer que quer falar o “mineirês” com perfeição.. “Ela repara e imita direitinho o jeitinho mineiro!”, diz Marielle. “É claro que eu dou uma mãozinha e ensino a pronúncia correta das palavras, mas a Vita é apaixonada por Minas Gerais e se diverte gravando imensamente os vídeos. Ela me observa minuciosamente, e diz que quer aprender e preservar a identidade do povo mineiro para garantir que nossas tradições e costumes continuem a florescer por muitas gerações”, completou.
Marielle relatou que as pessoas amam o sotaque da filha. “Tem um charme todo especial e, além disso (mesmo que seja de forma subconsciente), demonstra tamanha dedicação por tentar aprender outro idioma e explorar o quão encantador é o ‘mineirês’, repleto de expressões e curiosidades linguísticas únicas”, pontuou.
“Eu brinco com a Vita que essa é uma forma bem britânica de dizer que ela nos acha mais interessantes, mais leves e muito mais divertidos. Os britânicos são muito rigorosos, sistemáticos… Gravar os vídeos em ‘mineirês’ é quase um refúgio de uma rotina tão puxada e rígida”, acrescentou.