O Secretário de Educação do Piauí, Rodrigo Torres, apresentou nesta quarta-feira (21), no Salão Branco do Palácio de Karnak, os principais indicadores da educação pública estadual referentes a 2025.
Segundo o gestor, os dados apontam avanços expressivos na rede estadual, com destaque para os bons resultados e a consolidação do ensino em tempo integral, resultado de uma política educacional baseada em planejamento, inovação e uso estratégico de dados, que tem colocado o Piauí como referência no cenário nacional.
“O ensino em tempo integral permite que o aluno passe nove horas por dia na escola, indo além das disciplinas da Formação Geral Básica, como Matemática, Português e Física. Ele conta com um currículo diferenciado, que inclui Inteligência Artificial, Robótica, Educação Financeira e Empreendedorismo”, destacou Torres. Segundo ele, o modelo também integra arte, cultura e esporte à rotina escolar, ampliando a formação dos estudantes.
Além disso, o secretário ressaltou que todos os alunos que ingressam atualmente no Ensino Médio da rede estadual têm acesso ao ensino técnico, com a possibilidade de escolher a área de formação. A oferta inclui cursos como Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos, Agropecuária, Turismo, Farmácia e Informática, com predominância na área de tecnologia, considerada estratégica pela gestão.
“Hoje, o Piauí lidera, de forma disparada, o ranking nacional de percentual de estudantes matriculados em cursos técnicos, com 52%, muito acima do segundo colocado”, afirmou o gestor.
A expectativa, segundo ele, é que esse índice ultrapasse 60% nos dados oficiais do Censo Escolar de 2025. “Inclusive, por conta disso, o Estado recebeu um prêmio nacional na categoria de Educação Profissional e Tecnológica, pelo número e pela proporção de matrículas”, completou.