As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026 ocorrerão entre os dias 3 e 6 de fevereiro. A informação consta no edital do programa, publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (22).
O Fies é um programa de financiamento estudantil voltado a alunos matriculados em instituições de ensino superior privadas.
Número de vagas em 2026
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o programa vai ofertar 112 mil vagas de financiamento em 2026, sendo 67,3 mil vagas destinadas ao primeiro semestre. Os interessados devem realizar a inscrição até as 23h59 do dia 6 de fevereiro, exclusivamente pelo Portal Acesso Único, no endereço acessounico.mec.gov.br/fies.
Veja o calendário do Fies do 1º semestre:
- Inscrições: 3 a 6 de fevereiro.
- Resultados (pré-selecionados): 19 de fevereiro.
- Complementação das inscrições dos pré-selecionados: 20 a 24 de fevereiro.
- Convocação da lista de espera: 26 de fevereiro a 10 de abril.
Quem pode se inscrever?
Pode se inscrever o candidato que:
- participou de alguma edição do Enem a partir de 2010;
- alcançou pontuação média nas quatro provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) igual ou superior a 450, e nota superior a zero na redação;
- tem renda familiar mensal bruta per capita até 3 salários mínimos.
E o Fies Social?
O Fies Social, anunciado em 2024, é uma modalidade do programa com condições especiais para estudantes de baixa renda cursarem faculdades particulares, permitindo financiamento de até 100%. Metade das vagas do Fies é destinada a essa modalidade, voltada a alunos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no CadÚnico.