O novo reitor e a nova vice-reitora da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) foram oficialmente empossados na noite desta terça-feira (20), em solenidade realizada no Centro de Convenções de Teresina. Durante a cerimônia, o governador Rafael Fonteles autorizou a construção do restaurante universitário do campus Poeta Torquato Neto, na capital.
Assumiram a gestão da instituição, para o quadriênio 2026–2030, Paulo Henrique Pinheiro, como reitor, e Fábia Buenos Aires, como vice-reitora. A cerimônia também formalizou a passagem da gestão do reitor Evandro Alberto e do vice-reitor Jesus Abreu para os novos dirigentes.
Rafael Fonteles destacou a importância da Uespi para o desenvolvimento do estado, ressaltou os avanços obtidos nos últimos anos e reafirmou o compromisso de continuidade dos investimentos na universidade.
“Se o reitor Evandro Alberto pôde entregar muitas obras e ações, o novo reitor irá entregar muito mais. A grande meta do professor Paulo Henrique e da professora Fábia é completar, ainda neste ano, todo o ciclo de investimentos já autorizado pelo Governo do Estado e, ao mesmo tempo, planejar os próximos passos em infraestrutura e, principalmente, em capital humano, que é o mais importante”, pontuou.
PRIORIDADES PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS
Em seu discurso de posse, o novo reitor, Paulo Henrique Pinheiro, ressaltou que o plano de gestão foi construído a partir de uma escuta ativa em todos os campi da instituição e destacou as prioridades para os próximos quatro anos.
“Temos algumas prioridades, como iniciar o período com o número significativamente reduzido de disciplinas sem professores. Também temos a questão dos restaurantes universitários, que foi uma promessa de campanha e já começaremos a apresentar as propostas dos primeiros restaurantes, garantindo mais segurança alimentar aos estudantes, muitos deles em situação de vulnerabilidade”, destacou o reitor.
Em resposta, o governador autorizou a construção do restaurante universitário no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, e garantiu que nenhuma disciplina ficará sem professor na Uespi.
Posso do novo reitor da UESPI, Paulo Henrique Pinheiro./Foto: Ascom
EXPANSÃO
O governador também enfatizou a valorização profissional, a ampliação e diversificação dos cursos e o alinhamento da formação acadêmica às demandas do mercado de trabalho e da sociedade.
“Já fizemos uma das maiores nomeações da história da Uespi no meu mandato e certamente faremos novas contratações. Não apenas para cumprir 100% das disciplinas com professores atuando, mas também para expandir gradativamente a oferta. Esse planejamento está sendo feito para atender às necessidades de capital humano nos mais diversos campi da universidade”, completou.
A vice-reitora Fábia Buenos Aires ressaltou o volume de investimentos recentes na infraestrutura da universidade e apontou os próximos desafios da nova gestão.
“A universidade vive um momento de modernização da sua infraestrutura, com o apoio robusto do Governo do Estado, com quase R$ 100 milhões investidos em reformas em todos os campi. Agora, queremos solidificar o ensino, a pesquisa e a extensão, que são os pilares da Uespi e que certamente irão projetar a instituição para o Nordeste e para o Brasil”, afirmou a vice-reitora.
Vice-reitora Fábia Buenos Aires./Foto: Ascom
Uespi
A Universidade Estadual do Piauí está presente nos 224 municípios, seja pela oferta de cursos presenciais ou a distância. A instituição possui 12 campi, sendo dois em Teresina, no Pirajá e no Dirceu, e dez no interior do Estado, nas cidades de Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Picos, Oeiras, Floriano, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Bom Jesus e Corrente.
São oferecidos à população piauiense 105 cursos de graduação, entre bacharelados e licenciaturas, e 14 cursos de mestrado e doutorado, além de dezenas de projetos de extensão e pesquisa.