Por Rany Veloso
Lula, nesta quarta-feira (12), saiu em defesa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em cerimônia de lançamento do programa que libera empréstimos a juros baixos. O presidente deu dica ao responsável pela pasta econômica: "Haddad você tem que passar um pouco de charme". E lembrou quando aconselhou a ex-presidente Dilma Rousseff a "deixar a lágrima cair".
Lula também criticou a imprensa e o mercado, chegou a falar em "muitas notícias cretinas e falsas" e que não tem dúvida sobre a seriedade do governo. "Vocês acham que eu sou louco de voltar para a presidência para ser pior do que já fui?", questionou e logo em seguida se comparou aos presidentes dos EUA e Argentina. "Eu não vou fazer bravata. Eu não sou um Trump, eu não sou o Milei (...) Quero terminar o Brasil outra vez fazendo com que o Brasil seja lembrado ao mundo". O presidente repetiu que não vai fazer cavalo de pau.
BRIGA ENTRE MINISTROS
Sobre possíveis desentendimentos entre os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e Haddad, que já disputaram queda de braço em vários anúncios políticos do governo, como na crise do Pix, Lula disse que é o responsável por separar os conflitos: "eu sou o separador dessa briga".
NOVA ARTICULADORA POLÍTICA
Lula disse aos presidentes da Câmara e Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), que colocou uma mulher "bonita" para fazer a articulação política do governo para melhorar a relação com o Congresso. Gleisi Hoffmann, deputada federal pelo PT do Paraná, deixou a presidência nacional do PT para assumir o ministério das Relações Institucionais. A posse foi na segunda-feira (10).
"Eu quero mudar, restabelecer a relação com vocês [Congresso]. Por isso eu coloquei essa mulher bonita para ser ministra das Relações Institucionais. É que eu não quero mais ter distância entre vocês".