Porto Alegre abre comporta que vai ajudar no escoamento de águas do Guaíba

A abertura da comporta permitirá um melhor escoamento da água e dará acesso às casas de bombas 17 e 18

Avalie a matéria:
Equipe de resgate se preparando para mais um dia de buscas | Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) decidiu, nesta sexta-feira (17), abrir a comporta 3 do Muro da Mauá, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre. Essa ação visa facilitar o escoamento da água na capital gaúcha.

A abertura da comporta permitirá um melhor escoamento da água e dará acesso às casas de bombas 17 e 18, possibilitando a retomada das operações. Na manhã de hoje, o nível do Lago Guaíba estava em 4,69 metros, enquanto a cota de inundação é de 3 metros.

A decisão foi baseada em uma análise técnica que indicou uma redução de 40 centímetros no volume de água naquele local.

FAMÍLIA DE EXTREMA POBREZA RECEBERÁ R$ 2.500

Eduardo Leite anunciou que pretende destinar R$ 2.500 para cada família em situação de extrema pobreza. O governador do Rio Grande do Sul fez a declaração na manhã desta sexta-feira (17), durante uma entrevista coletiva. Conforme o governador, 7 mil famílias já receberam o benefício. Até o início da próxima semana, outras 40 mil famílias devem ser contempladas.

Área alagada em Porto Alegre e urna eletrônica | Fotos: Prefeitura do Município de Porto Alegre e Agência Brasil 

NÍVEL DO GUAÍBA SEGUE DIMINUINDO

O nível do Lago Guaíba tem mostrado uma tendência de queda desde segunda-feira (13). Nesta sexta-feira (17), segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (SEMA) e a Agência Nacional de Águas (ANA), o lago registrou 4,67 metros.

Com a redução do nível do Guaíba, animais mortos e esgoto exposto se tornaram visíveis nas ruas anteriormente inundadas. O mau cheiro está impregnado nas ruas dos bairros Menino Deus, Cidade Baixa e Centro Histórico.

SITUAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL

O número de mortes dos temporais e enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul entre o fim de abril e a primeira quinzena de maio aumentou para 154, conforme o relatório divulgado pela Defesa Civil na manhã desta sexta-feira (17). O relatório também aponta que 98 pessoas estão desaparecidas até o momento. Conforme o relatório, o estado registra 806 feridos. O total de pessoas afetadas chega a 2.281.830, com 540.192 desalojadas e 78.165 abrigadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES