Alexandre Frota |
Foto: Reprodução / Sbt
Alexandre Frota, reconhecido por sua atuação na televisão com trabalhos em emissoras como Globo, Record e SBT, alcançou projeção ao participar de novelas e programas com ampla audiência no início de sua carreira. No ano de 2004, entretanto, o ator chamou a atenção ao ingressar no mercado de filmes adultos, somando mais de 20 produções no segmento.
falou sobre a passagem nos filmes adultos
Durante uma entrevista concedida ao programa de Flávio Ricco, transmitido pela LeoDias TV, Frota apontou que o fator determinante para essa mudança foi a situação financeira complicada que enfrentava naquele momento.
Justificou sua decisão:
Foi por dinheiro também. Chegou uma hora que eu olhei assim e falei: ‘O que eu vou fazer? O SBT não me chama, a Globo e a Record também não’… E eu pensei que gostava de fazer sexo. Adoro sexo. Então vou fazer sexo.
Sem ter recebido convites para novos trabalhos, ele mencionou ter procurado, por conta própria, uma empresa especializada em filmes do gênero adulto.
Aí eu fui atrás da produtora, achei e fui lá. O cara olhou para minha cara quando entrei e eu falei: ‘Eu vim aqui porque eu quero fazer filme’. Aí ele falou assim: ‘Você fez novela das oito, você não vai fazer filme’ e eu falei: ‘Eu vou! Me paga o que eu quero, que eu vou fazer’, e aí eu fui e fiz.
Mesmo com críticas e repercussões posteriores, Frota afirmou que não se arrepende da decisão tomada.
Não me arrependo de ter feito, se eu falar pra você que é uma coisa fácil, não é fácil. Você hoje tem que tomar todos os cuidados possíveis. E eu falo sempre que graças a Deus eu vivi intensamente os anos 80, que eu comi todo mundo que eu queria e que não queria.
Entre os anos de 2004 e 2009, Frota esteve à frente de pelo menos 23 produções adultas, todas realizadas por uma das principais produtoras do setor no Brasil na época. A escolha de integrar o elenco desse tipo de filme ocorreu em função das dificuldades para obter novos papéis na televisão.
As obras estreladas por ele foram lançadas de forma consecutiva, sempre com seu nome em evidência nas capas, com o intuito de atrair a atenção do público. Títulos como A Boneca da Casa, Sexo na Chapa Quente e Frota e as Brasileirinhas consolidaram sua atuação nesse mercado, que à época era centrado na distribuição física por DVDs.
Esse período como ator em produções pornográficas se estendeu por aproximadamente cinco anos, encerrando-se pouco antes do início de sua atuação no cenário político. Esse capítulo de sua trajetória segue sendo um dos mais lembrados, em razão das mudanças de rumo que representou.
Atualmente, Alexandre Frota exerce o cargo de vereador em Cotia (SP), eleito em 2024 pelo PDT com 2.893 votos. Tem voltado sua atuação à política local, liderando o governo na Câmara Municipal e participando de pautas sociais, como na Comissão de Bem-Estar Animal.