Famosos

Angélica fala sobre desafios de cuidar dos filhos e dos pais ao mesmo tempo: "Pesado"

Durante a conversa, a apresentadora comentou sobre o impacto emocional da sobrecarga, mesmo contando com estrutura para isso

A apresentadora Angélica, de 51 anos, falou abertamente sobre os desafios de fazer parte da chamada “geração sanduíche” — termo usado para descrever pessoas que acumulam a responsabilidade de cuidar dos filhos e dos pais idosos ao mesmo tempo. A declaração foi feita durante participação no podcast Pé No Sofá Pod, apresentado por Giulia Costa e Flávia Alessandra.

O que vai acontecer?

Mãe de três filhos — Joaquim (20), Benício (17) e Eva (12) —, Angélica relatou que, junto da irmã, a empresária Márcia Marbá, de 62 anos, também é responsável pelos cuidados com os pais, Angelina, de 81, e Francisco, de 86.

“A gente cuida muito. Hoje tenho cinco filhos. Tenho os meus três e mais meus pais, que é igual (…). Eu falo com o médico o dia inteiro, vejo a comida, se vai viajar, o que vai fazer, se pode isso, se pode aquilo (…). Eu que decido tudo hoje para eles. Até o que eles vão fazer ou não, como falei de viajar, de ficar em casa, de sair no final de semana, a roupa, tudo. Como filho mesmo”, afirmou.

Durante a conversa, a apresentadora comentou sobre o impacto emocional da sobrecarga, mesmo contando com estrutura para isso. “Agora sou mãe deles também. E é pesado. Não é tudo bem. Isso porque temos condições. Porque tem gente que é muito mais pesado. Mas é pesado emocionalmente”, disse.

Ela ainda destacou a complexidade de lidar com diferentes fases da vida familiar. “A gente está cuidando do adolescente, da menina com os hormônios à flor da pele, e da finitude ali dos pais. (…) Você tem que equilibrar todos os pratinhos. Tem o trabalho, tem o filho pequeno, tem o filho médio, tem o pai, tem a mãe…”, concluiu.

Assista aos episódios do Entretêcast, podcast do Entretêmeio