Famosos

Anna Wintour deixa cargo de editora-chefe da Vogue após 37 anos, diz revista

A informação foi confirmada pela revista People e divulgada nesta quinta-feira (26).

Após quase quatro décadas no comando da edição americana da revista Vogue, Anna Wintour anunciou que está deixando o cargo de editora-chefe. A informação foi confirmada pela revista People e divulgada nesta quinta-feira (26). Segundo a publicação, o anúncio foi feito por ela mesma durante uma reunião com a equipe, no dia 25 de junho.

E AGORA?

Apesar da mudança, Wintour continuará atuando como diretora global de conteúdo da Condé Nast, grupo responsável por publicações como Vogue, Vanity Fair, GQ e AD, entre outras. Ela também seguirá como diretora editorial global da Vogue, supervisionando as edições da revista em outros países.

Fim de uma era: Anna Wintour não é mais a editora-chefe da Vogue | Foto: Redes sociais 

A saída marca o fim de uma era. Anna Wintour assumiu o cargo de editora-chefe da Vogue em 1988, substituindo Grace Mirabella. Logo no início, fez mudanças importantes que deram uma nova cara à revista. Sua primeira capa, em novembro daquele ano, chamou atenção ao misturar alta-costura e peças casuais: a modelo Michaela Bercu apareceu com um suéter de luxo Christian Lacroix e uma calça jeans simples. A imagem descontraída, feita por Peter Lindbergh, foi considerada inovadora para a época.

Além de seu trabalho na Vogue, Wintour acumulou outras funções importantes dentro da Condé Nast. Em 2013, foi nomeada diretora artística do grupo, e em 2019, passou a ser também consultora global de conteúdo.

Personagem inspirada em sua trajetória

Fora das redações, o nome de Anna Wintour ficou ainda mais conhecido após o lançamento do livro O Diabo Veste Prada, escrito por Lauren Weisberger, que trabalhou como sua assistente. A personagem Miranda Priestly, interpretada por Meryl Streep na adaptação para o cinema, teria sido inspirada na própria Wintour. Na estreia do filme, em 2006, ela apareceu usando roupas da marca Prada — numa referência direta à história.

Ícone do Met Gala

Anna Wintour também é o nome por trás do Met Gala, tradicional evento de moda realizado todos os anos em Nova York. A festa tem como objetivo arrecadar fundos para o setor de moda do Museu Metropolitano de Arte (Met) e reúne cerca de 450 convidados escolhidos a dedo. Figuras influentes do entretenimento, da arte, do esporte e da tecnologia marcam presença no evento, que se destaca pelos looks ousados e criativos no tapete vermelho.

Com a saída do cargo que ocupou por 37 anos, Wintour se despede de uma das funções mais importantes da moda, mas continua com forte influência no setor.

Assista aos episódios do Entretêcast, podcast do Entretêmeio