Famosos

Ex de Katy Perry é acusado de crimes de estupro e agressão sexual

Ator Russell Brand foi formalmente acusado de novos crimes de agressão sexual, incluindo estupro

O ator, comediante e podcaster Russell Brand foi formalmente acusado nesta terça-feira (23) de novos crimes de agressão sexual, incluindo estupro. Conhecido por ter sido casado com a cantora Katy Perry entre 2010 e 2012, o artista já vinha sendo alvo de denúncias públicas de assédio e abuso envolvendo episódios ocorridos ao longo de sua carreira.

Antes das novas acusações, Brand já respondia a cinco denúncias na Grã-Bretanha, entre elas uma de estupro e outra de estupro oral, relacionadas a fatos que teriam ocorrido entre 1999 e 2005. Ele nega todas as acusações.

As denúncias mais recentes dizem respeito a encontros ocorridos em 2009, envolvendo duas mulheres diferentes. De acordo com a legislação britânica, as identidades das supostas vítimas não foram divulgadas. O Ministério Público do Reino Unido confirmou as novas acusações por meio de comunicado oficial e informou que Brand deverá comparecer ao Tribunal de Magistrados de Westminster, em Londres, no próximo dia 20, para uma audiência inicial.

Em abril deste ano, Russell Brand publicou um vídeo nas redes sociais no qual admitiu ter sido “viciado em sexo” e se comportado de forma irresponsável no passado, mas afirmou que nunca se envolveu em relações sem consentimento.

Apesar da declaração, o histórico de acusações contra o comediante inclui diversos relatos ao longo dos anos. Em 2006, a cantora Dannii Minogue afirmou ter sido assediada sexualmente por Brand durante gravações de um programa da MTV, chegando a descrevê-lo como um “predador vil”. Entre 2006 e 2008, cinco profissionais que trabalharam com ele em um programa de rádio também relataram má conduta sexual e comportamento inadequado no ambiente de trabalho.

Em 2014, Jordan Martin, que manteve um relacionamento com Brand em 2007, o acusou de agressão sexual, além de abuso físico e emocional durante os seis meses de namoro. Segundo ela, episódios de violência teriam ocorrido após crises de ciúmes do comediante.

Reportagem do jornal The Sunday Times também apontou que Russell Brand teria abusado sexual e emocionalmente de quatro mulheres, incluindo uma jovem de 16 anos, idade mínima de consentimento no Reino Unido. Na época, o artista tinha 31 anos.

Assista aos episódios do Entretêcast, podcast do Entretêmeio