Famosos

Filho de Cid Moreira quebra o silêncio após descobrir tumor no crânio

Segundo explicou, a hipófise, ainda que pequena como uma ervilha, tem papel essencial no controle de diversos processos do organismo, pois influencia a liberação de hormônios e o funcionamento de outras glândulas

Roger Felipe Naumtchyk, de 49 anos, filho adotivo de Cid Moreira descobriu um tumor na hipófise, uma glândula localizada na base do cérebro, e se surpreendeu com o diagnóstico. Em tratamento atualmente, ele contou como foi o momento em que soube do problema e o que o levou a procurar auxílio médico. Segundo explicou, a hipófise, ainda que pequena como uma ervilha, tem papel essencial no controle de diversos processos do organismo, pois influencia a liberação de hormônios e o funcionamento de outras glândulas.Roger Felipe Naumtchyk e Cid Moreira  — Foto: Reprodução

 em entrevista ele desabafou

Durante conversa com a coluna Fábia Oliveira, relatou que identificou o tumor há quatro meses e que vem tomando medicamentos desde então para impedir seu crescimento. “Por enquanto não foi necessário nenhum procedimento cirúrgico”, disse. De acordo com os laudos médicos, o tumor já ultrapassa 1 centímetro. Existe o risco de que, se o tamanho aumentar, ele atinja o nervo óptico, o que poderia causar perda de visão ou até cegueira.

Roger Felipe Naumtchyk e Cid Moreira  — Foto: Reprodução

Ao relembrar o que o motivou a buscar ajuda, comentou que passou anos acordando mais cansado do que ao dormir. “Primeiro muito stress na vida, com esse monte de processos, e depois muito trabalho. Trabalho muito, às vezes, 10, 12 horas por dia. Foi uma cliente que me indicou procurar um médico”, contou. A confirmação da existência do tumor veio depois de diversos exames. “Às vezes, eu acordava mais cansado do que ia dormir. Fui vivendo assim muitos anos”, explicou.

Roger Felipe Naumtchyk e Cid Moreira  — Foto: Reprodução

O problema foi detectado por meio de um exame de sangue, que revelou alterações na prolactina, hormônio ligado ao metabolismo e ao sistema imune. “Tem que estar em média em 25, a minha estava em 500. Precisei fazer uma ressonância magnética da cabeça, que confirmou o tumor na hipófise”, relatou. 

Ele também mencionou outras alterações hormonais, como a baixa produção de testosterona. Por não possuir plano de saúde, tem arcado com os custos de exames e consultas. “A ideia com a medicação é ver se vai diminuir. Vou refazer os exames para ver como está depois de alguns meses de tratamento”, afirmou.


Assista aos episódios do Entretêcast, podcast do Entretêmeio