Kim Kardashian e o pouso na lua |
Reprodução/Instagram/Acervo
Kim Kardashian, de 45 anos, afirmou no reality 'The Kardashians' que não acredita na veracidade da chegada do homem à Lua em 1969. A empresária e influenciadora disse ter assistido a “vídeos de Buzz Aldrin negando ter pisado na Lua” e levantou uma série de dúvidas já refutadas por especialistas e agências de checagem.
A influenciadora Kim Kardashian. Foto: Reprodução/Instagram
“Por que Buzz Aldrin diz que não aconteceu? Não há gravidade na Lua, por que a bandeira está mexendo? Os calçados que estão no museu, que usaram na Lua, têm uma pegada diferente das fotos. Por que não há estrelas?”, questionou Kim no episódio. Ela ainda acrescentou: “Vão dizer que eu sou louca de qualquer jeito. Mas vá no TikTok e veja por si mesmo”.
Kim Kardashian e o pouso na lua. Foto: Reprodução/Instagram/Acervo
As teorias de conspiração sobre o pouso lunar começaram ainda na década de 1970, mas todas foram desmentidas ao longo dos anos. Segundo a NASA e especialistas em fotografia, a bandeira norte-americana não estava tremulando: ela era sustentada por uma haste metálica em formato de “L”. Já os trajes e botas usados pelos astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin ficaram na superfície lunar, o que significa que as réplicas expostas em museus são apenas simbólicas.
A bandeira hasteada na lua e a diferença entre a bota e a pegada dos astronautas. Foto: Reprodução/Instagram
Outro ponto citado por Kim, a ausência de estrelas nas imagens, tem explicação técnica. As câmeras usadas na missão precisavam de uma velocidade de obturador muito alta para compensar a luz refletida pelo Sol, o que impediu o registro dos astros ao fundo algo comum até hoje em fotografias feitas em ambientes muito iluminados.
Fotografias na lua não aparecem estrelas. Foto: Reprodução/Instagram
Há, além disso, uma grande quantidade de provas físicas que confirmam o pouso: amostras de rochas lunares, fotos detalhadas dos locais de pouso e a presença de refletores instalados na Lua, que ainda retornam feixes de luz enviados da Terra.
Enquanto Kim Kardashian reacende o debate nas redes sociais, o próprio Buzz Aldrin, hoje com 95 anos, segue reafirmando a importância da missão Apollo 11. Em entrevista à revista People, ele recordou o feito como “um marco de trabalho em equipe e foco na missão”.
Buzz Aldrin tripulante da Apollo 11. Foto: Reprodução/Acervo
“Tenho muitas lembranças sobre a missão, sobre chegar e sair da Lua. Gratidão talvez seja o sentimento mais forte que ainda tenho gratidão a todos que tornaram esse evento possível. Deus cuidou de nós, com certeza”, disse Aldrin.
O astronauta também reforçou o valor da exploração espacial para o futuro da humanidade: “Acho que voltar à Lua é importante. Sonhos, descobertas e exploração estão no coração do que significa ser humano. Precisamos continuar sonhando e nos aventurando cada vez mais longe no universo.”