Luisa Mell |
Arquivo pessoal
O Belém do Pará será palco do COP30, onde os líderes mundiais irão se reunir para debater o futuro do planeta, conhecida pelo ativismo da causa animal, Luisa Mell, de 47 anos, fez um protesto nesta quinta-feira (6) em Belém, no Pará, em frente ao local no qual a cúpula de chefes de Estado se reuniam para dar início às discussões climáticas: "É para chamar atenção mesmo".
Luisa Mell pintou o corpo para protestar na COP30 — Foto: Arquivo pessoal
A influenciadora, após ficar sabendo que apenas 40% dos alimentos servidos no evento são vegetarianos ou veganos. Para o protesto, Luísa ficou seminua e pintou o corpo, a pintura começou às 5h da manhã e só terminou no início da tarde."É o planeta com as áreas queimando", explicou ela sobre a arte em entrevista à revista Quem.
CONFIRA O VÍDEO
No local, ela deitou em um "prato" gigante e fingiu estar sendo espetada por um garfo. Ao fundo, é possível ver uma imagem de uma floresta pegando fogo. "Por favor, seja vegano", dizia o cartaz atrás dela. Luisa contou com o apoio da PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), uma organização de direitos dos animais.
Luisa Mell — Foto: Arquivo pessoal
Sobre suas motivações com o protesto, Luisa declarou: "O intuito da ação é protestar contra a cúpula da COP30, porque apesar de todo mundo já saber que a principal razão da destruição da Amazônia é a pecuária para plantar soja e milho, para alimentar animais de produção ou para virar pasto, apenas 40% da alimentação servida na COP é vegetariana ou vegana”, protestou.
Ela também comenta da quantidade da emissão de Gás Carbônico ,nocivo à camada de ozônio, que o agronegócio emite: ”Mais de 60% tem carnes e leites, que a gente sabe que é a causa, principalmente no Brasil, da emissão de metano e CO2, causando a destruição dos nossos biomas", comentou.
Em tom de indignação, ela acrescentou: "Como que a gente pode estar discutindo soluções em uma COP e, ao mesmo tempo, 'comendo' as nossas florestas, contribuindo e financiando toda essa destruição. Mais uma vez a hipocrisia. É um assunto que a maior parte dos governos não encara de frente, mas a própria ONU já disse que é impossível a gente reverteu aquecimento global sem uma transição da alimentação, então por que na própria COP a gente não tem uma alimentação vegana?".
Luisa Mell pintou o corpo para protestar na COP30 — Foto: Arquivo pessoal
Com a presença do presidente presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o encontro dos líderes globais nesta quinta tem como tema Clima, natureza, florestas e oceanos. O coquetel acontecerá na sequência, por volta das 18h, no centro de convenções da capital paraense.