Papa Francisco recebeu um grupo de mais de 100 atores e comediantes |
Foto: Reprodução/Instagram
Durante participação no Fantástico em junho de 2024, Fábio Porchat compartilhou detalhes de sua visita ao Vaticano, onde participou de um encontro com o papa Francisco ao lado de comediantes de diversos países. O evento marcou a primeira vez que o líder da Igreja Católica se reuniu com humoristas.
O que aconteceu?
No relato, Porchat contou que, durante a recepção, o papa fez uma brincadeira conhecida entre brasileiros:
“Estão curiosos para saber o que o papa me falou que eu dei risada? Ele fez uma perguntinha. Uma perguntinha que só o brasileiro sabe a resposta: ‘E a cachaça é água?’”, afirmou o humorista.
No dia seguinte, no programa Mais Você, ele também comentou sobre o discurso feito pelo pontífice.
“Há 400 anos, talvez, se eu tivesse me encontrado com o papa, ele estaria me queimando na fogueira. É maravilhoso, em 2024, pela primeira vez na história, o papa se encontra com comediantes”, disse.
O humorista destacou uma das mensagens principais da fala do papa: “Quando algum comediante consegue fazer uma pessoa rir sem humilhar, Deus também sorri”. Segundo ele, o pontífice também defendeu o papel da comédia em tempos de tensão. “Ele disse que é possível fazer piada inclusive com Deus”, relatou.
O encontro reuniu mais de cem comediantes de 15 países. Do Brasil, além de Porchat, participaram Cacau Protásio e Cris Wersom. Artistas como Ricky Gervais, Julia Louis-Dreyfus, Stephen Colbert, Whoopi Goldberg, Chris Rock e Jimmy Fallon também estiveram presentes.
Durante o discurso, o papa ressaltou o papel social da comédia: “Imersos como estamos em emergências sociais e pessoais, vocês têm o poder de propagar serenidade e sorrisos”.
A morte do papa
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morreu aos 88 anos, às 2h35 (horário de Brasília), 7h35 (horário local). A informação foi confirmada pelo Vaticano. Ele liderou a Igreja Católica por 12 anos, exercendo o cargo máximo da instituição.
Em comunicado oficial, o Vaticano afirmou: "O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente pelos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos sua alma ao infinito amor misericordioso do Deus Trino."