Virginia Fonseca |
Foto: Reprodução/Instagram
O Procon-SP aplicou uma multa de R$ 1.566.416,66 à Savi Cosméticos Ltda., conhecida como WePink, por infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). A penalidade é resultado de uma fiscalização iniciada após reclamações de consumidores e da análise do site da empresa.
O QUE ACONTECEU?
Em nota enviada à imprensa, o órgão estadual, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, informou que foram identificados problemas recorrentes relacionados ao descumprimento de prazos de entrega. Em alguns casos, segundo os registros, não houve o envio integral dos produtos adquiridos pelos clientes.
A fiscalização também apontou falhas no atendimento pós-venda. Entre as queixas estão a demora excessiva para estorno de valores e para a entrega de novos produtos em situações de substituição por defeito. Além disso, consumidores relataram falta de resposta da empresa ao tentarem exercer o “direito de arrependimento” dentro do prazo previsto em lei.
Outro ponto verificado foi a ausência, no início de dezembro, de informações obrigatórias para o comércio eletrônico, como endereço físico e e-mail para contato. De acordo com o Procon-SP, o valor da multa foi definido considerando a gravidade das infrações, a vantagem obtida e a condição econômica do fornecedor.
A empresa ainda pode apresentar defesa. O órgão de defesa do consumidor orienta que “os consumidores que continuarem enfrentando dificuldades ao comprarem na WePink devem formalizar reclamações no órgão de defesa do consumidor de sua cidade ou estado”.